quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Baleia-piloto salva depois de arrojar na praia da Assenta

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Baleia-piloto
(Clica na imagem para ampliar)

Uma baleia-piloto arrojou no passado sábado na praia da Assenta, concelho de Mafra, tendo sido salva com a ajuda da Policia Marítima e de alguns populares que se dirigiram ao local e participaram activamente no salvamento.

Aparentemente, a baleia seria bastante jovem e estaria ferida (embora sem gravidade) e desorientada, quando encalhou na praia.

O ICNB ( Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade), apesar de ter sido contactado e solicitada a sua presença, não conseguiu comparecer no local em tempo útil. Assim, a difícil missão de salvar o mamífero marinho ficou entregue a populares e policias marítimos, todos sem experiência mas, como se demonstrou, cheios de vontade de ter sucesso na sua inesperada missão.

Para conseguir devolver a baleia ao mar, as pessoas envolvidas retiraram algumas rochas do local e criaram um pequeno lago para manter o animal hidratado, até que a chegada da maré alta permitiu devolver ao mar a jovem baleia, que ainda apresentava algumas dificuldades, principalmente respiratórias.

Aparentemente, a operação de salvamento saldou-se por um sucesso, já que o animal não voltou a ser visto, nem arrojou noutro local.
Fonte: Bicharada

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating