domingo, 27 de abril de 2008

Endangered Specie da Semana: Lémure-de-Cauda-Anelada

Lémure-de-Cauda-Anelada
A Endangered Specie desta Semana é o Lémure-de-Cauda-Anelada


Dados Gerais
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Lemuridae
Género: Lemur
Espécie: Lemmur Catta
Estado de Conservação:
Vulnerável
(Vulnerável)

Conhecido também como Mococo ou Lémure-de-Rabo-Anelado, é um pequeno e agradável animal que facilmente se adapta ao cativeiro. São nativos de Madagáscar.

Lémure-de-Cauda-Anelada

Distribuição Geográfica e Habitat

O Lémure-de-Cauda-Anelada vive em pequenos bandos em zonas rochosas com vegetação esparsa, em zonas específicas de Madagáscar.


Características

Mede até 40 cm, mais 50cm da sua longa cauda. Com 36 dentes, 5 dedos em cada mão em que nos segundos dedos tem uma unha desenvolvida e com uma boa visão, esta espécie de Lémure tem o corpo esguio, orelhas triangulares, focinho comprido e olhos grandes. A sua pelagem é acinzentada, mais pálida no ventre e mais avermelhada na zona dorsal. Tem uma cauda comprida e anelada com riscas alternadas de branco e preto. Nesta espécie o diformismo sexual não existe, sendo por vezes difícil de distinguir o macho da fêmea.

Lémure-de-Cauda-Anelada

Hábitos

É activo durante o dia vivendo em pequenos grupos de 20 a 40 indivíduos. As fêmas são as dominantes do grupo e os machos não têm um grupo fixo. No chão ou nas árvores move-se rapidamente: trepa com grande agilidade nas árvores e pula de galho com grande facilidade, mas é no chão que se deslocam com mais frequência. O sol é um dos seus melhores amigos, pois eles adoram tomar banhos de sol. Os tempos livres da espécie, são utilizados para cuidar da pelagem.

Lémure-de-Cauda-Anelada

Alimentação

Apesar de ser herbívoro, pode comer lagartos, insectos e por vezes de ovos que rouba de ninhos, mas a sua alimentação baseia-se essencialmente em rebentos, folhas e frutos.

Lémure-de-Cauda-Anelada

Reprodução

No período de acasalamento, normalmente em meados de Abril, os machos competem por meio de vocalizações e de lutas odoríferas, para as quais usam a cauda e as glândulas dos pulsos. A gestação dura 134 a 138 dias e normalmente têm uma a duas crias, que amamentam por seis meses. As crias agarram-se às mães quando esta se desloca entre as árvores e rochas. No seu habitat natural, os nascimentos ocorrem principalmente em Maio. Atingem a maturidade sexual com cerca de dois anos de idade. Depois de 6 meses as crias tornam-se independendes e tornam-se adultos com aproximadamente um ano e meio.

Lémure-de-Cauda-Anelada

Estado de Conservação

É uma espécie vulnerável. Está a verificar-se um grande declínio das populações, devido à destruição do habitat e à caça. A espécie é mantida em áreas protegidas. Reproduz-se com facilidade em zoos.

Lémure-de-Cauda-Anelada
Fontes: Wikipedia, Zoo de Lisboa, Saúde Animal, Ao encontro dos animais - A minha primeira enciclopédia

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating