domingo, 16 de março de 2008

Endangered Specie da Semana: Pinguim-Imperador

Image Hosted by ImageShack.us

A Endangered Specie desta Semana é o Pinguim Imperador

Dados Gerais
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Ciconiiformes
Família: Spheniscidae
Género: Aptenodytes
Espécie: Aptenodytes forsteri
Estado de Conservação:
Image Hosted by ImageShack.us
(Pouco Preocupante)

O Pinguim Imperador (Aptenodytes forsteri) é a maior ave da Família Spheniscidae. Os adultos podem medir até 1,1 metros de altura e pesar até 30 kg. Os machos desta espécie são um dos poucos animais que passam o inverno na Antártida. E.. como todos os pinguins, apesar de aves, são incapazes de voar!

Image Hosted by ImageShack.us

Distribuição Geográfica e Habitat

Este pinguim vive na Antárctida e é um dos poucos animais que vive no Inverno naquele local, quando as temperaturas podem chegar a menos de 60º C negaticos! Curiosamente eles também acasalam no Inverno, contrariando a outras aves, que maioritariamente fazem-no na Primavera.

Image Hosted by ImageShack.us
A verde a Zona de Reprodução, e a vermelho a zona em que habita habitualmente


Aparência

O Pinguim Imperador caracteriza-se por uma pelagem muito colorida: cinza-azulado nas costas, branco no abdômen, preto na cabeça e nadadeiras, e uma faixa alaranjada em torno dos ouvidos.

São bem gordos, porque possuem uma grossa camada de gordura o que os ajuda a suportar as negativas temperaturas que se faz sentir na Antárctida. Mas não são só essas as adaptações especiais para suportar o clima negativo, estes pinguins também têm penas fortemente sobrepostas e impermeáveis!

As patas, sem penas ou qualquer protecção não conefelam nem originam excessivas perdas de calor devido ao seu Sistema Circulatório, além disso, têm umas garras fortes para agarrar o gelo enquando andam.

Image Hosted by ImageShack.us

Hábitos

Esta espécie, Pinguim Imperador, é a única espécie de pinguim que não é territorial. Como animal social vive em grandes bandos, o que o ajuda a se aquecer quando é necessário.

Apesar de parecerem desajeitados na terra, dentro da água são óptimos nadadores, atingindo a velcidade de até 60 km/h. Os predadores naturais do Pinguim Imperador incluem a orca, a foca-leopardo, os tubarões e algumas aves.

Image Hosted by ImageShack.us

Alimentação

A sua alimentação é baseada em peixe, krill e lulas que pescam em profundidades de até 250 metros! Para pescar pode ficar submerso por cerca de vinte minutos sem respirar! Eles são predadores de orcas, focas-leopardo, tubarões e aves (que comem as crias).

Image Hosted by ImageShack.us

Reprodução

Todos os anos milhares de pinguins imperadores fazem uma longa caminhada para encontrarem-se no centro do continente gelado para reproduzir-se. Os casais formam-se, acasalam e dentro de algumas semanas a fêmea põe apenas um ovo (entre Maio/Junho)! Ela deixa-o com o macho enfrenta uma longa caminhada até ao mara para se alimetnar. Os pinguins machos chocam o ovo com os seus corpos, e protegem-no do frio durante dois meses, sem comer. Se a cria chocar antes da chegada da mãe, o macho alimenta o filho com secreções de uma glândula especial existente no seu esôfago.

Image Hosted by ImageShack.us
Fontes: UOL Bichos, Wikipedia, BornToBeWild.no.sapo.pt

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá!
www.newtalents.blogs.sapo.pt

Inscreve-te!

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating