domingo, 9 de março de 2008

Endangered Specie da Semana: Tubarão-Baleia

Image Hosted by ImageShack.us
A Endangered Specie desta Semana é o Tubarão-Baleia

Dados Gerais
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Chondrichthyes
Ordem: Orectolobiformes
Família: Rhincodontidae
Género: Rhincodon
Espécie: Rhincodon typus
Estado de Conservação:
Image Hosted by ImageShack.us
(Vulnerável)

O Tubarão-Baleia é apelidado como "gigante dos mares", por ser o maior animal marítimo, mas além de maior animal marítimo o animal é o maior do mundo!

Image Hosted by ImageShack.us

Subespécies

Por enquanto ainda não foram descobertas subespécies deste gingantesco animal dos oceanos! No entanto eu suponho que com mais alguns estudos a esta espécie, sejam descobertas algumas!


Distribuição Geográfica e Habitat

O Tubarão-Baleia habita os oceanos tropicais e de água quente. Andam principalmente no recife de Ningaloo na Austrália, em Pemba, Útila, Honduras, Donsol, Filipinas e Zanzibar na costa do leste de África.

Image Hosted by ImageShack.us
A azul, a distribuição geográfica do Tubarão-Baleia


Hábitos, Aparência e Características

Esta espécies de Tubarão é muito solitária e raramente é vista em grupos. Os machos convivem em distâncias maiores que as fêmeas, que normalmente têm a tentação de permanecer em locais fixos. Porém, é possível que seja um animal altamente migratório.

Image Hosted by ImageShack.us

O seu tamanho pode chegar a 20 metros, e o seu peso mais de 12 toneladas!

A pele destes animais é manchada com pontos claros e listras amarelas. Estes pontos são específicos em cada indivíduo, de modo que podem ser usados para identificar cada animal, e fazer uma contagem exacta da população. A pele pode ter até 10 cm de espessura.

Ele tem duas barbatanas dorsais. A cauda de um Tubarão-Baleia tem a parte superior maior do que a inferior, mas quando adulto a diferença diminui.

Não é um grande nadador, nadando em média 5 km/h, o que é muitooooo lento!

Image Hosted by ImageShack.us
Detalhe da barbatana caudal de um Tubarão-Baleia

Quando diz-se que a maioria dos tubarões não são perigosos para nós, os Tubarões-Baleia são usados como exemplo! Mergulhadores são testemunhas disso, que nadam ao redor do gigantesco peixe sem problema algum. Aqui temos a comparação do nosso tamanho, com o deste gigantesco peixe:
Image Hosted by ImageShack.us

PS: Não se assustem quando o virem à vossa frente.. quem sabe um dia!!

Alimentação

Alimenta-se sobretudo de plâncton, macro-algas, krill, pequenos polvos, lulas e outros invertebrados.

De acordo com alguns marinheiros, os Tubarões-Baleia encontram-se em arrecifes perto da costa caribenha de Belize, alimentando-se das ovas de caranhos gigantes.

Image Hosted by ImageShack.us
Tubarão-Baleia nas Maldivas


Reprodução

Não se sabe muitos detalhes sobre a reprodução do Tubarão-Baleia. Porém, baseando-se num estudo de um único ovo encontrado na costa do México em 1956, acreditava-se que eles fossem ovíparos, mas a captura de uma fêmea grávida em Julho de 1996, contendo 300 filhotes indica que eles são vivíparos com desenvolvimento ovovivíparo. As fêmeas dão à luz um grande número de filhotes com 40 a 60 cm. Acredita-se que atingem a maturidade sexual por volta dos 30 anos, e a sua esperança de vida é estimado entre 60 a 150 anos!

Image Hosted by ImageShack.us

Estado de Conservação

Apesar do seu número de população ser desconhecida, este tubarão encontra-se em estado Vulnerável, já estando na categoria de Ameaçado (de acordo com a IUCN)! O Tubarão-Baleia, é muitas vezes visado por pesca artesanal e pela indústria pesqueira.

Os Tubarões-Baleia estão protegidos por lei em alguns países, mas são caçados principalmente em Taiwan e Filipinas, apesar de estarem protegidas por lei nesta última. Um estudo revela que são mortos aproximadamente 100 destes gigantescos tubarões por ano, somente em Taiwan, agora imagina se somássemos as outras mortes do resto do mundo! São cada vez mais as preocupações com este animal marítimo quanto ao seu futuro, por ser um peixe muito caçado, e pelo seu lento desenvolvimento, o que demora a atingir a maturidade!

Os tubarões-baleia estão protegidos por lei em alguns países, mas são caçados em outros, principalmente em Taiwan e Filipinas. Mais de 100 tubarões são mortos anualmente somente em Taiwan, o que causa sérias preocupações quanto ao futuro de um peixe que cresce lentamente e que demora para atingir a maturidade.

Image Hosted by ImageShack.us
No Georgia Aquarium

2 comentários:

Anónimo disse...

Oi Oi ! td bem? adorei o post do tubarão baleia é msm lindo este tubarao! e ja te adicionei á elite do meu blog ehehe! este teu blgo esta cada vex melhor.. é lindo msm! =D
kissus! =P

Anónimo disse...

Hum... nao curto muito este tubarao, lol, eu adoro turaboes, mas este, náaa, nao me cheira...lol =)

Olha podias divulgar o meu blog do lud?

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating