domingo, 17 de fevereiro de 2008

Endangered Specie da Semana: Onça Parda

A Endangered Specie desta Semana é a Onça Parda

Dados Gerais

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Género: Puma
Espécie: Puma concolor
Estado de Conservação: Quase Ameaçada

Image Hosted by ImageShack.us
A Onça Parda tem vários sinónimos, como Puma, Jaguaruna, Suçuarana, Leão Americano, Leão da Montanha, Pantera da Flórida ou até de Amiga do Cristão, por não atacar o homem, até muito pelo contrário, foge de nós!


Subespécies

Suçuarana Argentina (Puma concolor cabrerae)
Suçuarana Costa-riquenha (Puma concolor costaricensis)
Suçuarana Sul-Americana Oriental (Puma concolor anthonyi)
Suçuarana Norte-Americana (Puma concolor couguar)
Suçuarana Norte-Americana do Sul (Puma concolor concolor)
Suçuarana Sul-Americana do Sul (Puma concolor puma)
Suçuarana de Wisconsin - † Extinta
Pantera da Flórida (Puma concolor coryi)

Pantera da Flórida

Distribuição Geográfica

A Onça Parda habita as regiões Neárticas e Neotropicais, adaptando-se aos mais diversos tipos de biomas. Porém, prefere áreas florestadas, mas é capaz de viver em ambientes desérticos. Evita áreas urbanas e rurais. Habita em practicamente toda a América do Sul, sendo um pouco abundante nas Montanhas Rochosas e nos Andes, e habita em algumas zonas da América do Norte!

Image Hosted by ImageShack.us
A verde escuro a distribuição da Onça Parda


Aparência e Caracterização

Image Hosted by ImageShack.us

Tem a cabeça arredondada e pequena, o corpo esbelto, pescoço grosso, olhos grandes e vasta bigodeira. Nas patas da frente, cinco dedos; nas de trás, só quatro. As suas garras são muito longas.

A sua pelagem varia do castanho-avermelhado para o cinza-azulado, sendo esbranquiçada no focinho, garganta, peito, ventre e na parte interior das patas. O seu pêlo tanto pode ser comprido como curto, mas tudo depende do seu habitat. Como todas as outras espécies animais as espécies melânicas são comuns, enquanto que os albinos são raros.

O seu tamanho pode chegar até 1,95 m. Os machos adultos pesam de 53 a 72 Kg, enquanto as fêmeas variam de 34 a 48 Kg. Mas apesar do seu grande porte, as Onças Pardas são mais aparentadas com os gatos do que com a Onça Pintada fisicamente, e além disso a sua voz é um miado. As espécies de clima frio tendem a ser maiores que os de clima quente!

O seu período de vida em cativeiro é de aproximadamente 20 anos.

Entre os felinos é um dos melhores saltadores, podendo saltar de alturas até 15 metros, e podendo também dar saltos em extensão de até 6 metros, tudo isto facilitando a sua caça.


Reprodução

O tempo de gestação não excede os 100 dias, e o número de filhotes por gestação é de um a quatro. Os filhotes apresentam pelagem pintada, que custuma desaparecer aos seis meses. A expectatica de vida é calculada em 12 anos. A reprodução da Onça Parda não é sazonal.

O tempo de gestação é de aproximadamente 95 dias, ao fim do qual nascem de dois a quatro filhotes. Os filhotes apresentam pelagem pintada, que desaparece em torno dos seis meses. A maturidade sexual se dá entre dois e três anos. A expectativa de vida é calculada em 12 anos.

um a quatro filhotes por gestação. Os filhotes permanecem com a mãe atéos 20 meses. A reprodução da onça parda não é sazonal.

Dieta e Alimentação

A sua alimentação é muito variada, pois habita vários territórios. Alimenta-se principalmente de pequenos roedores e lebres, mas pode caçar presas de grande porte, tais como capivaras, veados, alces, cervos, catetos, aves e répteis. Porém as Onças Pardas que habitam num clima temperado preferem caças maiores, enquanto que as Onças Pardas de clima quente preferem presas de porte médio.

Uma vez que o animal é morto, a Onça Parda cobre a carcaça e volta para se alimentar dela de tempos em tempos, porém ela não come animais que não tenha matado.

A Onça Parda, também conhecida como Suçuarana, pode eventualmente abater um boi ou uma vaca adulta, logo muitos criadores de gado têm problemas no Pantanal e alguns acabam a caçar o animal para defender o seu gado.


Status de Conservação


O seu status de conservação é preocupante, sendo quase uma espécie Ameaçada, podendo dentro de alguns anos ser uma espécie Vulnerável. Se status actual é Quase Ameaçada.

Devido à destruição do seu habitat natural, as Onças Pardas vêem-se obrigadas a invadir áreas rurais, e muitas vezes urbanas, em busca de presas. Ao atacar gado doméstico, ela provoca a sua própria morte. Outro factor que concorre para a sua extinção é o isolamente de grupos populacionais destes felinos, sendo um facor natural e não provocado pelo homem.

De todas as suas subespécies, uma encontra-se extinta: o puma-de-wisconsin. A Pantera-da-Flórida (Puma concolor coryi) que habita nos Everglades encontra-se em grade risco de extinção, uma vez que se calcula que só existam entre 25 a 50 indivíduos em habitat selvagem.

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating