domingo, 6 de abril de 2008

Endangered Specie da Semana: Koala

Koala
A Endangered Specie desta Semana é o Koala

Dados Gerais
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Marsupialia
Ordem: Diprotodontia
Família: Phascolarctidae
Género: Phascolarctos
Espécie: Phascolarctos Cinereus
Estado de Conservação:
Pouco Preocupante
(Quase Amaçado)

Koala

O seu nome deriva do dialecto aborígene e significa "não bebe". O nome científico deriva das palavras gregas "pahskolon" (bolsa) e "arktos" (urso) e da palavra latina "cinereus" (cor cinza).

É um animal um dos animais mais procurados e que mais curiosidade desperta nas pessoas, pelas suas características físicas, mas também pelo seu comportamente, pois é muito tranquilo.

Koala

Subespécies

O Phascolarctos cinerus é a espécie mais comum, existindo três subespécies com distruibuição muito precisa e localizada:
- Phascolarctos cinereus adustus (Queensland),
- Phascolarctos cinereus cinereus (New South Wales)
- Phascolarctos cinereus Victor (Victoria)

Koala
Koalas da subespécie Phascolarctos cinereus adustus (Queensland)


Distribuição Geográfica

Os Koalas habitam somente a Austrália, mais propriamente áreas do Nordeste e Sudeste. A sua distribuição deriva muito do tipo de eucalipto existente em cada área, já que a sua alimentação compreende apenas vinte das mais de três centenas de espécies de eucaliptos existentes na Austrália.

Koala

Características

O Koala possuí cabeça grande, focinho curto, olhos bem separados, e nariz grosso e achatado. Tem 5 dedos em cada membro, sendo o polegar das patas posteriores bastante pequeno, não sendo classificado como uma garra, no entando os outros dedos são muito fortes terminando em garras alongadas, para facilitar a sua subida às arvores.

Koala

A sua pelagem é densa e sedosa, desempenhando uma papel importante na temperatura corporal do Koala. A pelagem do dorso é mais densa que outras partes do seu corpo, e de uma coloração escura que absorve o calor, porém durante o Verão é mais escassa, e durante o Inverno mais comprida. Como ele não constrói abrigo, dorme exposto ao sol ou à chuva.


Alimentação

O Koala é herbívoro, alimentado-se apenas de eucaliptos, estes que lhes dão todos os nutrientes necessários.

Koala

Reprodução

A época de reprodução dos Koalas dura aproximadamente quatro meses. O acasalamentos que dura apenas alguns segundos, dá-se em posição vertigal sobre um galho de eucalipto. Depois de acasalarem, os companheiros separam-se. A função de cuidar do filhote, cabe apenas à mãe, que só tem uma gravidez por ano, e geralmente só dá luz a um filhote, muito raramente dois. A gestação dura em média 35 dias. A sua esperança média de vida é de 15 a 20 anos.

Koala

Ao nascer o filhote p esa apenas 0,5 g e tem menos de 20 mm de comprimento. O corpo é desprovido de pêlos, cor-de-rosa e cheio de vasos sanguíneos; os olhos e os ouvidos ainda estão fechados; a boca, as narinas e as patas posteriores são apenas um esboço. Somente as patas anteriores são suficientemente robustas para lhe permitir executar sozinho o trajeto até a bolsa ventral da sua mãe e ali permanecer agarrado a uma das duas mamas.

Por volta dos cinco meses e meio, a cria começa a sair do seu tranqüilo abrigo, mas não se afasta muito da mãe e, ao primeiro sinal de perigo, torna a entrar ou então emite uma espécie de vagido. Aos 6 meses já está coberto de pêlo, mede cerca de 20 cm e pesa entre 400 e 500 g.

Predadores

Os predadores do Koala são o Homem e o Dingo, uma espécie de cão selvagem. O homem, mais propriamente a população aborígene da Austrália, caça o Koala apenas por tradição e também para alimentação. O Dingo, mata os Koalas velhos ou doentes, pois um adulto de boa saúde promete luta.


Situação Actual

O Koala acabou por ser vítima da caça e da destruição do seu habitat florestal. Antes da chegada da população Europeia, em finais do século XVII, este marsupial ocupava uma superfície três vezes mais vasta do que a atual. Este animal foi recentemente introduzido ou reintroduzido em algumas ilhas perto da costa, bem como no interior do país. Estas novas populações foram o fruto de estudos científicos que deram valiosa contribuição para o conhecimento dos comportamentos da espécie. Actualmente está listado como espécie Quase Ameaçada.

Koala
Fontes: Wikipedia, Bicharada, Saúde Animal, Viaki

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating