domingo, 2 de março de 2008

Endangered Specie da Semana: Panda Vermelho

Image Hosted by ImageShack.us
A Endangered Specie desta Semana é o Panda Vermelho


Dados Gerais
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Subclasse: Eutheria
Superordem: Laurasiatheria
Ordem: Carnivora
Subordem: Caniformia
Superfamília: Musteloidea
Família: Ailuridae
Género: Ailurus
Espécie: Ailurus Fulgens
Estado de Conservação:
Image Hosted by ImageShack.us
(Em Perigo)



Em Inglês, Red-Panda, e em Português Panda-Vermelho, é conhecido também como o Wah por causa de seu grito distintivo. Este nome foi-lhe dado por Thomas Hardwicke, quando o introduziu aos europeus em 1821. É chamado de Urso Gato porque se pensou ser relacionado a um urso pequeno e lava seu corpo inteiro como um gato.

Outros nomes incluem Urso Gato, Urso Nuvem, Panda Brilhante, Panda Comum, Gato de Fogo, Raposa de Fogo, Raposa Vermelha, Raposa Urso, Guaxinim do Himalaia, Panda Menor, Nigalya Ponya, Panda Chico, Panda Estourado, Panda Pequeno, Poonya, Ngo Roxo, Gato Vermelho, Sankam, Pequeno Panda, Thokya, Wah, Wokdonka, Vetri e Ye. Respectivamente, seus nomes nas línguas originais (cada nome na língua que o batizou) são: Bear Cat, Cloud Bear, Bright Panda, Common Panda, Fire Cat, Fire Fox, Red Fox, Fox Bear, Himalayan Raccoon, Lesser Panda, Nigalya Ponya, Panda Chico, Panda Éclatant, Panda Rojo, Petit Panda, Poonya, Crimson Ngo, Red Cat, Sankam, Small Panda, Thokya, Wah, Wokdonka, Vetri e Ye. Mas o nome mais comum é Panda Vermelho.

Image Hosted by ImageShack.us

Estás a utilizar o browser Firefox? Estás a ver o bonequinho que está á volta do mundo? Ao contrário do que se pensa, não é uma raposa, mas sim o Panda Vermelho. É que este animal é também conhecido por Fire Fox como já deves ter lido, logo a razão para o nome desse navegador de internet!

Image Hosted by ImageShack.us
Logotipo do navegador da internet, Mozilla Firefox

Subespécies e Genética

As subespécies actuais do Panda Vermelho são:
Ailurus fulgens fulgens

Ailurus fulgens styani

Há dois tipos de sub-espécies vivas do Panda Vermelho: O Panda Vermelho Ocidental (Ailurus fulgens fulgens) que vive na parte ocidental de sua escala, e os que de alguma forma são maiores Panda Vermelhos Styans (Ailurus fulgens styani) que vivem na parte leste do nordeste de sua escala. O Panda Ocidental tem uma pelagem mais clara na face, enquanto os Pandas Vermelhos Styans tem umas marcas façais mais "dramáticas". A quantitade eficaz do tamanho da população de Sichuan é maior e mais estável do que a da população de Yunnan, implicando uma expansão para o sul de Sichuan a Yunnan.

Image Hosted by ImageShack.us

Depois do Panda Vermelho ter sido classificado como Procynidae (Guaxinim) e Ursidae (Ursos), em relação à família, alguns cientistas de alguns países realisaram mais estudos de DNA, que coloca o Panda Vermelho numa família própria e independente: Ailuridae. As únicas parecências que o Panda Vermelho tem com o Panda Gigante, são apenas as de comerem Bambú, porque, ao contrário do Panda Gigante, o Panda Vermelho não é da família Ursidae. Estes animais têm o nome de panda somente porque são carnívoros, mas que alimentam-se practicamente somente de vegetação, entre as quais e a mais favorita o bambú.

Image Hosted by ImageShack.us

Distribuição Geográfica e Habitat

Os Pandas Vermelhos são indémicos do sudeste da Ásia, mais propriamente do Himalaia (Butão), habitando também o Sul da China, Índia, Laos, Nepal, Birmânia, entre outros. No entando, através de registros fósseis, podemos dizer que o Panda-Vermelho já percorreu o mundo, tendo habitado a América do Norte. Outros fósseis foram encontrados na Europa, porém diz-se ser de um novo género da espécie.

Os Pandas Vermelhos habitam climas de temperatura moderada (10 a 25 ºC) com poucas mudanças anuais, preferem áreas montanhosas arborizadas, florestas coníferas caducas especialmetne temperadas com árvores antigas, com bambu.

São animais que se dão bem com outro especialista de bambú, o Panda Gigante. Eles são cavadores de ninhos, usando tocas de rocha e velhas árvores ocas. O seu dia-a-dia é muitas vezes passado num galho alto das árvores, a dormir uma bela soneca, alimentando-se ao amanhecer e madrugada.

Image Hosted by ImageShack.us
A vermelho, a distribuição geográfica do Panda Vermelho


Características Físicas

O Panda Vermelho é bem comprido, tendo 79-120 cm. Os machos pesam 4.5 a 6.2 quilogramas, as fêmeas 3 a 4.5 quilogramas. O Panda Vermelho é especialista em comer bambu, com a pele castanho-avermelhada longa e suave em partes superiores, pele um pouco escura em partes mais baixas, cara leve com marcações de lágrima e características dentais craniais robustas. A cara leve, tem distintos brancos semelhantes àqueles de um guaxinim, mas cada indivíduo pode ter marcações distintas. A sua cabeça arredondada tem orelhas retas de tamanho médio, um nariz preto, e olhos muito escuros: quase preto. O seu rabo felpudo e longo com seis anéis de ocre transversais vermelho-amarelados alternantes, fornece o equilíbrio e uma camuflagem excelente contra o seu habitat de musgo e líquen cobre as árvores. As pernas são pretas, curtas e parecidas com a de um urso. Também possui garras semi-retratéis e, como o Panda Gigante, tem um “polegar falso” que é na verdade uma extensão do osso do pulso. Pelagem grossa nas solas das patas que oferecem proteção contra o frio e esconde as genitais.

Image Hosted by ImageShack.us

Reprodução

O Panda Vermelho é um animal solitário, normalmente buscando um parceiro só para acasalar no fim de Dezembro ao meio de Fevereiro. Depois de um período de gestação de 112 para 158 dias a fêmea dá à luz entre um à quatro filhotes que nascem cegos. Chegando a pesar 110-130 g. Isto ocorre entre o fim de Maio ao começo de Julho. Alguns dias antes do nascimento a fêmea começam a reunir material, como mato, grama e folhas para usar no ninho. O ninho é normalmente localizado em uma árvore toca ou uma coluna de rocha. Depois do nascimento a mãe limpa os filhotes e deste modo pode reconhecer imediatamente cada um sabendo o seu cheiro.

Os filhotes começam a abrir os olhos aproximadamente 18 dias depois, mas não totalmente até 30 para 40 dias. Os olhos são de início cinzentos, e depois de seis semanas lentamente começam escurecer, ficando totalmente escuras em aproximadamente 70 dias. A nova ninhada permanece no ninho durante doze semanas. Depois que eles deixam o ninho que eles permanecerão com sua mãe, desmamando aproximadamente 6-8 meses da idade. Os filhotes ficarão com sua mãe até que os seguintes filhotes nasçam no próximo Verão. Os machos só muito raramente ajudam com a criação da nova geração, e só se eles viverem em pares ou em uns pequenos grupos. Os Pandas Vermelhos começam a ficar sexualmente maduros em aproximadamente 18 meses de idade e são totalmente maduros em 2-3 anos. O seu tempo de vida médio é 8 - 10 anos mas pode conseguir um máximo de 15 anos.

Image Hosted by ImageShack.us

Estado de Conservação

O Panda Vermelho é considerado uma espécie em perigo de extinção. No entanto, não há dados definidos sobre os números da sua população.

O Panda Vermelho está em vias de extinção principalmente pela caça intensiva da sua pele e pela sua cauda em que é usada em chapéus, devido à destruição do seu habitat e ao comércio para estimação dos mesmos.

Image Hosted by ImageShack.us
Fontes: Wikipedia, Animal Planet Brasil, Terra, MozDev

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating