domingo, 20 de abril de 2008

Endangered Specie da Semana: Tartaruga-de-Pente

Tartaruga de Pente
A Endangered Specie desta Semana é a Tartaruga-de-Pente

Dados Gerais
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudinata
Família: Cheloniidae
Género: Eretmochelys
Espécie: Eretmochelys imbricata
Estado de Conservação:
Estado: Em Perigo Crítico
(Em Perigo Crítico)


Neste vídeo podemos ver uma Tartaruga-de-Pente a nadar no seu habitat natural

A Tartaruga-de-Pente é uma tartaruga marinha que habita as águas profundas do mundo, que também é conhecida como tartaruga-de-casco-vinho, tartaruga-legítima e tartaruga-verdadeira. Tartaruga-de-Pente porquê? Devido à sua linda carapaça que foi muito utilizada para fabricação de pentes, armações de óculos, bijuterias e talheres, o que a quase levou à extinção. Ela é considerada a tartaruga marinha mais bela do mundo!

Tartaruga-de-Pente

Subespécies

Esta espécie de tartaruga possui duas subespécies até agora conhecidas:
- Eretmochelys imbricata bissa
- Eretmochelys imbricata imbricata

Tartaruga de Pente

Distribuição Geográfica e Habitat

Distribuição Geográfica
A Rosa a ditribuição da Tartaruga-de-Pente

A tartaruga-de-pente tem como habitat natural recifes de coral e águas costeiras rasas, como estuários e lagoas, podendo ser encontrada, ocasionalmente, em águas profundas. Geralmente, é encontrada em mares tropicais e sub-tropicais.


Características

Tartaruga-de-Pente

O seu peso em média é de 80 Kg, mas pode atingir até 150 Kg. A sua carapaça mede entre 80 a 90 cm de comprimento, em que a carapaça é coberto por placas córneas imbricadas que fornecem algum material na confecção de diversos utensílios. A carapaça é formada por escamas marrom e amarelas, sobrepostas como um telhado de uma casa.

Tartaruga-de-Pente

Alimentação

Possui hábitos alimentares variados, mas é considerada como onívora. Os jovens alimentam-se de Anêmonas, Medusas, Algas, Gastrápodes, Polvos, Lulas, Esponjas, Caranguejos, Ouriços-do-Mar, pedras e materiais plásticos. Por enquando que os adultos alimentam-se de Lagostas, Caranguejos, Animais incruscantes, Algas, Esponjas, Moluscos, folhas de mangue, frutas, madeira, Mexilhões, Lulas e Polvos. A sua cabeça estreita e a boca formam um bico que permite buscar o alimento nas fendas dos recifes de corais.

Tartaruga-de-Pente

Reprodução

Esta tartaruga desova no Verão, de 2 a 5 vezes, colocando entre 73 e 189 ovos por ninho. A incubação ocorre entre 47 a 75 dias. O seu período de reprodução ocorre de Setembro a Março, no continente e de Dezembro a Junho nas ilhas oceânicas.

Tartaruga-de-Pente

Estado de Conservação

Actualmente a espécie encontra-se Em Perigo Crítico de extinção, no entanto, já teve mais à beira da extinção em todo o mundo, quando era caçada indiscriminadamente num valor muito elevado. Os vários programas de educação ambiental, projectos de ecologia e conservação têm vindo a aumentar o número de indivíduos da Tartaruga-de-Pente. Estima-se que hajam 34.000 fêmeas em idade reprodutiva mundialmente.

Tartaruga-de-Pente
Fontes: Wikipedia, Ambiente Brasil, Meio Mabiente HP, Geocities, Pausa da Magia, Ache Tudo Região, Google Videos

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating