segunda-feira, 24 de março de 2008

Endangered Specie da Semana: Foca-Monge-do-Mediterrâneo

Image Hosted by ImageShack.us
A Endangered Specie desta Semana é a Foca-Monge-do-Mediterrâneo

Dados Gerais
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Superfamilia: Pinnipedia
Família: Phocidae
Género: Monachus
Espécie: Monachus Monachus
Estado de Conservação:
Image Hosted by ImageShack.us
(Em Perigo Crítico)

A Foca-Monge, constitui um dos géneros da família dos focidas. Compreende a Foca-Monge-do-Havai (Monachus schauinslandi), a Foca-Monge-das-Caraíbas (Monachus tropicalis), que entretanto foi considerada extinta, e, por último, a Foca-Monge-do-Mediterrânio (Monachus monachus), que é a espécie que vamos falar, que também é conhecida como Lobo-Marinho.

Image Hosted by ImageShack.us

Esta espécie deu curiosamente nome a um barco (Lobo Marinho) que faz viagem entre Madeira - Porto Santo e Porto Santo - Madeira. (foto acima) Para quem não sabe, Porto Santo é uma ilha que se encontra no Arquipélago da Madeira.


Este vídeo foi uma reportagem da SIC, no espaço "Terra Alerta", uma rúbrica do noticiário da noite da SIC, que fala um pouco sobre estes animais. É um vídeo que vale a pena ver!


Distribuição Geográfica e Habitat

A população destas Focas-Monge era muito numerosa, distribuindo-se por todo o mediterrâneo e mais algumas zonas atlânticas, costeiras ou insulares. Há relatos datados da primeira metade do Séc. XV, descrevendo colónias de mais de 5000 focas-monge nas costas do Saara Ocidental. Calcula-se que a espécie foi vista pela primeira vez por um português em 1419, quando João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira descobriram a Ilha da Madeira.

Eu que vivo na Ilha da Madeira, numa localidade onde era muito abundante Lobos-Marinhos desta espécie, actualmente não se encontra nenhum. É muito raro ser avistado um Lobo-Marinho em Câmara de Lobos, um local onde em tempos passados existiam várias colónias!

Actualmente, a Foca-Monge-do-Mediterrâneo distribui~se por locais muito restritos, com algumas unidades de colónias. Arquipélago da Madeira, é a localização mais portuguesa onde pode ser vista esta espécie.

Image Hosted by ImageShack.us
A azul-escuro, a distribuição geográfica da Foca-Monge-do-Mediterrâneo


Habitat

Estes mamíferos marinhos habitam mais regularmente as zonas costeiras, mais propriamente praias e pequenas grutas, para repouso ou reprodução.

Image Hosted by ImageShack.us

Características

Quando nascem têm um aspecto lanoso, são de cor negra com uma mancha branca umbilical. Têm cerca de 100 cm e pesam 15 a 20 Kg.

O Lobo-Marinho pode atingir os 400 quilos de peso e os 4 metros de comprimento. no caso dos machos. No entando as fêmeas são mais pequenas, atingindo aproximadamente 2,30 metros.

A sua cor ronda o castanho e o cinzento, sendo o mais habitual a junção das duas cores, porém apresentam umas manchas mais claras de cor amarelada e esbranquiçada. Quanto mais velhas forem, mais clara é a sua tonalidade.

Image Hosted by ImageShack.us
Lobo-Marinho com um "chip" para uma boa monitorização da espécie

Hábitos

Quando submerge, as suas narinas fecham-se, impedindo a entrada de água para os canais respiratórios. Debaixo de água, servem-se dos olhos para se guiarem, mas também dos seus longos bigodes, órgãos do tacto extremamente sensíveis às mudanças de pressão.

Este tipo de Foca, passa a maior parte do tempo dentro de água, podendo mesmo dormir no mar, á superfície! Mesmo assim a foca depende da terra para repousar e/ou reproduzir. Sendo um mamífero, apenas pode respirar à superfície.

É uma foca muito curiosa que facilmente se aproxima do humano, mais habitualmente quando jovem. No entanto, nas épocas de criação, as fêmeas tornam-se muito ciosas das crias, tentando sempre afastá-las do Homem, podendo ter reacções imprevistas e agressivas.

Image Hosted by ImageShack.us

Alimentação

Alimenta-se habitualmente de polvos e outros peixes, entre os quais o Mero (que é uma espécie em Perigo Crítico de Extinção), e o Congro. No entando ela não só come, como também é comida! As suas principais ameaças são os Tubarões e as Orcas, o que é algo raro nas zonas onde estes animais habitam, principalmente nas Desertas.

Image Hosted by ImageShack.us

Reprodução

a Foca-Monge-do-Mediterrâneo, ou então como é conhecida, Lobo Marinho, não tem uma época de reprodução, reproduzindo-se durante todo o ano, porém é entre Outubro e Novembro que se regista mais nascimentos.

O período de gestação atinge no máximo os 11 meses, e no mínimo 8 meses. Embora se assuma que nesta espécie as fêmeas atingem a maturidade sexual aos 4 anos, foi detectada uma fêmea com cerca de dois anos e meio, e já sexualmente madura, o que torna esta espécie ainda mais curiosa para nós!! O período de amamentação é variável, mas pode ir até aos 4 meses de vida, e as crias ficam aos cuidados da mãe durante 1 a 2 anos.

Não se sabe ao certo o seu periodo de vida, mas estima-se que chegue aos 40 anos. Porém existem cientistas que dizem que a espécie dura apenas 20 ou 30 anos!

Image Hosted by ImageShack.us
Uma foca mãe e a sua cria, que tem coloração mais escura

Estado de Conservação

Com uma população mundial de cerca de 500 indivíduos, o Lobo Marinho é a foca mais rara do Mundo! A tendência populacional a nível mundial é a diminuição. No entanto o Arquipélago da Madeira é um dos raros locais onde a poulação está recuperção, tendo como prova que em 1988 existiam apenas 6 animais desta espécie daquela colónia, e agora em 2008 existem aproximadamente 30 Lobos-Marinho!Actualmente a espécie está classificada como "Em Perigo Crítico", estando gravemente ameaçada!!

Os seus principais factores de ameaça são:
  • Perturbação dos animais no seu habitat natural, provocada essencialmente por pescadores e turistas
  • Captura acidental em redes de pesca
  • Actos de vandalismo e abate de animais
Image Hosted by ImageShack.us

Fontes: Wikipedia, PortoSantoLine, QuercusTV, SIC, FocaMonge.es, Aquário Vasco da Gama, Parque Natural da Madeira

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating