O quagga (Equus quagga quagga) é um mamífero equídeo extinto, relacionado com a zebra da planície (Equus quagga burchelli). Muito numerosos no passado, os Cuagas viviam na África do Sul na região do Cabo e de Orange. Ao contrário das zebras, estes animais apresentavam listas apenas na metade da frente do corpo, enquanto que os costados eram de cor castanha lisa. A extinção dos Cuaga deveu-se à caça massiva pelos colonos Boer, que procuravam a sua carne e pele. O facto de se alimentarem nas pastagens que pretendiam para o seu gado foi também um factor que levou ao extermínio. O último animal foi caçado em 1878 e o último exemplar morreu no Jardim Zoológico de Amesterdão em 1883.

O único Cuaga fotografado na história desta espécie, no Zoo Parque, em Londres. Fotografado por Frederick York e Frank Haes em 1870.
(Clica na imagem para ampliar)
Inicialmente, o Cuaga foi classificado numa espécie separada da zebra da planície. Estudos genéticos revelaram no entanto que estes animais são na verdade sub-espécies, reclassificadas na espécie Cuaga, que tinha a prioridade de acordo com as regras de nomenclatura científica. A diversidade genética da zebra da planície e a sua proximidade ao Cuaga permitiu reconstruir este animal extinto através de cruzamentos seleccionados.
Sem comentários:
Enviar um comentário