sábado, 20 de outubro de 2007

Espécie Extinta da Semana - Cuaga

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Pintura de um Cuaga em 1793 de Louis XVI, Versalhes
(Clica na imagem para ampliar)

O quagga (Equus quagga quagga) é um mamífero equídeo extinto, relacionado com a zebra da planície (Equus quagga burchelli). Muito numerosos no passado, os Cuagas viviam na África do Sul na região do Cabo e de Orange. Ao contrário das zebras, estes animais apresentavam listas apenas na metade da frente do corpo, enquanto que os costados eram de cor castanha lisa. A extinção dos Cuaga deveu-se à caça massiva pelos colonos Boer, que procuravam a sua carne e pele. O facto de se alimentarem nas pastagens que pretendiam para o seu gado foi também um factor que levou ao extermínio. O último animal foi caçado em 1878 e o último exemplar morreu no Jardim Zoológico de Amesterdão em 1883.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
O único Cuaga fotografado na história desta espécie, no Zoo Parque, em Londres. Fotografado por Frederick York e Frank Haes em 1870.
(Clica na imagem para ampliar)

Inicialmente, o Cuaga foi classificado numa espécie separada da zebra da planície. Estudos genéticos revelaram no entanto que estes animais são na verdade sub-espécies, reclassificadas na espécie Cuaga, que tinha a prioridade de acordo com as regras de nomenclatura científica. A diversidade genética da zebra da planície e a sua proximidade ao Cuaga permitiu reconstruir este animal extinto através de cruzamentos seleccionados.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Reconstituição dos Cuagas, primeira foto no Museu de História Natural, em Londres, e na segunda foto, no Museu Zoológico de Walter Rothschild
(Clica nas imagens para ampliar)

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating