quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Atletas chineses protestam contra sopa de barbatana de tubarão

Seis campeões olímpicos se uniram à campanha da organização ambientalista WildAid para que a China deixe de consumir sopa de barbatana de tubarão, um prato de luxo que causa graves danos à biodiversidade.

Eles vão chamar a atenção da população chinesa para o prejuízo causado pelo consumo de produtos elaborados com espécies em perigo de extinção, como o tubarão, a tartaruga gigante e o panda.

Com o lema "Se Você não Comprar, não Matam", os desportistas aparecerão em vários anúncios na TV e em cartazes.

Kong Linghui, bicampeão olímpico de tênis de mesa e atual treinador da equipe nacional feminina e o ginasta Lou Yun, medalha de ouro em Los Angeles 84 e Seul 88, lançaram campanha nesta quinta-feira (18), em companhia do presidente da WildAid, Steve Trent.

Zhang Yining, atual campeã olímpica de tênis de mesa, o halterofilista Zhan Xugang, ouro em Sydney e Atlanta, e as saltadoras de trampolim Zhou Jihong e Li Ting, campeãs olímpicas em 1984 e 2004, respectivamente, também emprestaram sua imagem para a campanha.

"Com o aumento da população e a crescente demanda de produtos de luxo, a humanidade se transformou num superpredador. Mas o planeta não sustenta essa demanda", disse Trent, na cerimônia de lançamento da campanha.

O presidente da WildLife lembrou que a cada ano são extintas 27 mil espécies, três a cada hora, em média.

Iguaria

A demanda de sopa de barbatana de tubarão é alta nos restaurantes chineses, onde o prato costuma ser o mais caro do cardápio. A cada ano são pescados até 70 milhões de tubarões. O número aumenta da China.

Os pescadores costumam cortar as barbatanas e devolver os tubarões ao mar. Os peixes morrem, enquanto suas nadadeiras são vendidas a mais de US$ 1.000 (cerca de R$ 1.800) por quilo no mercado de Hong Kong, centro mundial do comércio do produto.

O jogador de basquete Yao Ming, a atriz Zhang Ziyi, o diretor de cinema taiuanês Ang Lee e o atleta americano Maurice Greene, entre outros, já participaram de anúncios pedindo aos consumidores que mudem a sua mentalidade para não alimentar a demanda por partes de animais em extinção.
Fonte: Folha Online (Brasil)

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