sábado, 20 de outubro de 2007

Construção do Centro de Reprodução do Lince arranca em Janeiro

Treze empresas concorrem à obra, que deverá estar concluída até ao final de 2008. Ao todo, 3,6 milhões de euros de investimento como contrapartida pelo impacte ambiental da Barragem de Odelouca.

A construção do Centro de Recuperação em Cativeiro do Lince Ibérico, que deverá nascer na Herdade da Santinha, em Silves, como contrapartida ao impacte ambiental da construção da Barragem de Odelouca, deverá arrancar em Janeiro de 2008, de forma a que esteja pronto até ao final desse ano.

A garantia é dada pela Águas do Algarve (AdA), a empresa concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água da região que ficou encarregue de concluir a albufeira.

As propostas para a realização da empreitada do centro foram abertas na quinta-feira, na sede da AdA, em Faro, prevendo-se que o processo de análise e selecção esteja concluído até ao final de Dezembro, caso não surjam reclamações.

A obra inclui a construção de uma vivenda para a equipa responsável, outra para as visitas programadas, um centro de coordenação das 73 câmaras móveis e fixas que vão controlar todos os passos dos exemplares em cativeiro, uma clínica e laboratório, um edifício para a criação artificial, uma cozinha e instalações para manter presas vivas.

Inclui ainda dois complexos de cercados, um destinado a quarentena e outro para reprodutores, com áreas de campeio, zona de maneio e zona de ninho.

Na corrida para a construção do centro estão 13 empresas e consórcios. O custo da obra está previsto em 3,6 milhões de euros.

A AdA, em comunicado, reforça que tem «como objectivo a criação de instalações amplas e naturais, de forma que permitam manusear adequadamente os reprodutores e as crias e que, ao mesmo tempo, sirvam para fomentar comportamentos naturais nos linces cativos».

O lince-ibérico (Lynx pardinus) é considerado o felino mais ameaçado do mundo, estando originalmente confinado apenas à Península Ibérica.

De acordo com o último censo nacional da espécie, estará em Portugal numa provável fase de pré-extinção, sendo que não se detectam vestígios de lince em território nacional desde 2003, altura em que foi encontrada uma amostra de fezes do animal.

Neste momento, as últimas populações viáveis de lince-ibérico encontram-se na Andaluzia.

A construção do centro de reprodução em cativeiro surge como uma medida de compensação e sobrecompensação do impacto ambiental da barragem de Odelouca.

A obra esteve parada por causa da suspensão do financiamento comunitário que resultou de uma queixa apresentada à Comissão Europeia, que só desbloqueou o processo, mediante as medidas apresentadas.

Ainda recentemente foi assinado um acordo de cooperação entre os dois países, trazendo para Portugal o Programa de Reprodução em Cativeiro do Lince Ibérico, em aplicação em Espanha, na Andaluzia, há vários anos.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Lince Ibérico
(Clica na imagem para ampliar)

Em Espanha, a população do lince-ibérico está reduzida a duas comunidades reprodutoras, que totalizam cerca de 150 animais, o que levou à criação de um plano nacional de protecção e à abertura do Centro Experimental de Reprodução em Cativeiro de Acebuche.

Ao fim de três temporadas, o programa de reprodução já assistiu ao nascimento de 11 exemplares e conta actualmente com 37 animais, repartidos pelos centros de El Acebuche, Olivilla e no Zoo de Jerez, que foram capturados da natureza em zonas de baixa probabilidade de sobrevivência ou simplesmente capturados feridos.

O objectivo do programa espanhol, em grande parte financiado pela Junta da Andaluzia, é chegar a 2010 com um total de 60 reprodutores em cativeiro, para poder assegurar a diversidade genética do quase extinto lince-ibérico.

Só depois as autoridades andaluzas esperam poder dar início à repovoação da espécie, em locais de onde simplesmente desapareceu.

O Programa de Conservação ex situ para o Lince Ibérico é dirigido pelo Comité de Cria em Cativeiro para o Lince Ibérico (CCCLI), em que participam Portugal através do ICN e instituições espanholas e internacionais.

As duas metas do programa consistem em assegurar, a curto prazo, a conservação de material genético da espécie, e criar, a médio e longo-prazo, novas populações de lince-ibérico mediante programas de reintrodução.

Após a apresentação do pacote de medidas de compensação para o Projecto da Barragem de Odelouca à Direcção Geral do Ambiente da União Europeia, que incluem não só a restauração de habitat e presas de lince-ibérico na área de influência da barragem (Sitio Monchique da Rede Natura 2000), como a sua reprodução em cativeiro e posterior reintrodução em território nacional, foi delineado um cronograma para as actividades a desenvolver com o objectivo de aplicar a proposta portuguesa de conservação ex situ para a espécie e construir o Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico, com entrada em funcionamento prevista para Dezembro de 2008.
Fonte: Barlavento Online

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating