quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Invasão de Lulas ameaça pesca nos EUA

Uma espécie agressiva de lula denominada Humboldt está invadindo as águas do Estado americano da Califórnia e acabando com a população local de anchovas e outros peixes, de acordo com um estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences. A invasão pode prejudicar a pesca comercial da região.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Pescadores da Califórnia mostram algumas lulas de
Humboldt apturadas na Califórnia em junho deste ano
(Clica na imagem para ampliar)

Segundo o artigo, a lula de Humboldt (Dosidicus gigas) pode mudar seus hábitos de alimentação para consumir o mesmo que os atuns e os tubarões, seu competidores mais próximos. "Ter mais um predador atuando na Califórnia pode configurar mais um obstáculo para os pescadores", disse o pesquisador e co-autor do estudo Louis Zeidberg, da Universidade de Stanford.

A lula de Humboldt, que chega a medir 2,6 m e pesar 50 kg, costumava ser encontrada apenas nas águas mais quentes do oceano Pacífico, perto na linha do equador. Nos últimos 16 anos, ela se expandiu para as águas Califórnia. Segundo Zeidberg, essa espécie de lula pode ser encontrada inclusive no Alasca. A primeira vez que a lula de Humboldt foi vista no litoral do Estado americano foi em 1997.

As organizações de pescadores anunciaram que estão monitorando o impacto da invasão de lulas de Humboldt na pesca comercial. "Em anos bons, quando o oceano é generoso, provavelmente não aconteceria nada. Mas em anos ruins, ter um novo predador na costa atuando no topo da cadeia alimentar pode ser um problema", disse o diretor executivo da Federação de Associações de Pescadores da costa do Pacífico, Zeke Grader.
Fonte: SuaTurma.com

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating