quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Burros fazem desfile contra a extinção

Pelo sexto ano consecutivo, a vila de Maiorca, na Figueira da Foz, assistiu ontem ao desfile de carroças tradicionais comandadas por burros, póneis e cavalos – os animais utilizados como auxílio no trabalho do campo antes do aparecimento dos tractores.

Numa festa que começou na quarta-feira, o momento alto ocorreu ontem, com 21 carros inscritos e acompanhados de grupos folclóricos e de cantares da localidade. Entre charretes e cavaleiros seguiam lavadeiras, costureiras, tecedeiras, pastores e barbeiros, representando todas as profissões que preenchiam a comunidade em tempos findos.

Clique Na Imagem Para Ampliar
Duas dezenas de burros desfilaram
(Clica na imagem para ampliar)

De acordo com José Ligeiro, presidente da Junta de Freguesia de Maiorca, este desfile “é uma forma de perpetuar as nossas tradições, além de contribuir para a preservação dos burros, que são uma espécie cada vez mais próxima da extinção”. O desuso da utilização da tracção animal no trabalho agrícola, apontada como uma das principais causas do crescente desaparecimento da raça, levou a freguesia a criar estes festejos.

O cortejo percorreu dois quilómetros pelas ruas da freguesia, reunindo-se no final num espaço onde actuaram os ranchos.
Fonte: CM

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating