terça-feira, 6 de maio de 2008

Insectos dos trópicos ameaçados

Aquecimento climático pode ser fatal, porque animais são muito sensíveis às variações de temperatura

Insecto

O aquecimento climático pode ser fatal para os insectos das regiões tropicais, muito sensíveis às variações de temperatura, segundo trabalhos de cientistas norte-americanos publicados esta terça-feira, escreve a Lusa.

«Nas regiões tropicais, um grande número de espécies vive na sua temperatura ideal, ou muito próximo dela, e se o termómetro sobe acima destes níveis, as suas capacidades de sobrevivência vão provavelmente diminuir rapidamente», explica Joshua Tewksbury, professor de Biologia na Universidade de Washington em Seatle, um dos principais co-autores deste estudo.

«Numerosas espécies tropicais apenas podem tolerar uma variação muito fraca de temperatura pois são aclimatadas a uma temperatura quase constante durante todo o ano», acrescentou Curtis Deutsch, professor de Ciências Atmosféricas e Oceânicas da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, co-autor deste estudo publicado na edição de segunda-feira dos Anais da Academia Nacional norte-americana das Ciências.

«A subida das temperaturas terrestres será assim mais devastadora para as espécies tropicais do que para os outros animais que vivem em climas mais frios, segundo as nossas projecções», afirmou.

Segundo os modelos deste cientistas, um aquecimento do clima tropical variando entre dois e quatro graus Celsius, provocaria provavelmente a extinção da maior parte dos insectos tropicais e dos animais de sangue frio, como as rãs e os lagartos.

«As regiões tropicais abrigam infelizmente a grande maioria das espécies do planeta», afirma Curtis Deutsch.
Fonte: IOL (Portugal)

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating