quinta-feira, 27 de março de 2008

Doença misteriosa mata milhares de morcegos nos EUA

Morcegos

Al Hicks estava do lado de fora de uma velha mina nos Adirondacks, o maior hibernáculo - ou local de hibernação - de morcegos no Estado de Nova York. Era o meio de uma manhã de inverno, e morcegos voavam para fora da mina à razão de um por minuto. Alguns haviam caído no chão, onde agitavam as asas na neve como pequenos guarda-chuvas revertidos pelo vento, e usavam os polegares instalados na junta superior das asas para tentar retomar o equilíbrio. Os animais todos morreriam antes do cair da noite, por razão desconhecida.

Hicks, especialista em mamíferos no Departamento de Conservação Ambiental estadual, disse que "morcegos não voam de dia, e morcegos não voam no inverno. Cada morcego que virmos será um 'morcego morto voando', por assim dizer". Eles contam com muita companhia: uma das maiores calamidades que já se abateu sobre as populações de morcegos dos Estados Unidos eliminou em média 90% dos morcegos que hibernavam em quatro cavernas e minas em Nova York.

Os biólogos temem que o número de mortes tenha sido elevado nas cerca de 15 cavernas e minas que abrigam morcegos em Nova York, e que os problemas se estendam a locais em Massachusetts e Vermont. O que quer que esteja matando os morcegos também os vêm emagrecendo e, em certos casos, infectando com um fungo esbranquiçado.

Os especialistas em morcegos temem que aquilo que designaram "síndrome do nariz branco" possa condenar diversas espécies que ajudam a controlar as pragas de insectos.
Fonte: Terra (Brasil)

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating