quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Linces de volta em 2009

Depois de quinze longos anos sem se avistar um único lince no território português, embora se tenha registado a presença de um animal no país através de análises de DNA em fezes, Portugal vai receber a partir de 2009, um grupo de animais adultos, vindos dos centros de reprodução espanhóis de Doñana e Jáens. Existe a esperança de que também em território nacional se reproduzam com sucesso, como tem acontecido no país vizinho.

Image Hosted by ImageShack.us

Para que os primeiros animais comecem a chegar, vão ter de estar concluídas as obras que neste momento decorrem no Algarve, mais particularmente na zona de Silves.
As obras devem estar prontas no início de 2009, e a partir daí o espaço que vai acolher os linces vai ter capacidade para dezasseis animais adultos.

Para se fazer a reintrodução de linces no estado selvagem, vai ser ainda preciso esperar mais alguns anos, já que mais que começar a ter sucesso na reprodução e crias nascidas no novo centro, vai ser preciso dotar a Serra da Malcata de boas e saudáveis populações de coelhos bravos, pelo que antes de 2015 não deverá ser possível voltar a vislumbrar um lince verdadeiramente em liberdade. Também vai ser preciso fazer um importante trabalho de informação com as populações que vivem perto das zonas onde se espera vir a libertar os primeiros animais para que, ao invés de serem um problema, essas populações façam parte da solução e se sintam envolvidas neste importante projecto Ibérico de protecção dos linces.

Entretanto, em Espanha, estão já em fase de construção dois novos centros de reprodução, utilizando-se os conhecimentos e experiências adquiridas nos centros em funcionamento, que são importantes mais valias na construção dos novos equipamentos.

Do Estado Português esperam-se investimentos e disponibilização de todos os meios necessários para que o centro em território nacional tenha o maior sucesso, já que em termos humanos não haverá certamente menos empenho e competência do que nos centros espanhóis.
Fonte: Bicharada

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating