segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Espécie Extinta da Semana - Gliptodonte

A espécie extinta desta semana é o Gliptodonte! ;)

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Gliptodonte
(Clica na imagem para ampliar)

O gliptodonte (Glyptodon clavipes; do latim dente de pedra) é um mamífero extinto, membro da ordem Xenarthra (desdentados) família Glyptodontidae. Este animal, relacionado através de um ancestral comum com os atuais tatus, era nativo das Américas.

- Características, Alimentação e Extinção
O gliptodonte media cerca de 3 metros de comprimento e pesava cerca de 1,4 toneladas, sendo equivalente em forma e tamanho a um Volkswagen Fusca. Era um herbívoro e, pela sua constituição, depreende-se que não fosse muito ágil. As suas defesas contra os predadores centravam-se na sua carapaça rígida.

As diferentes espécies de gliptodonte distinguem-se pelos padrões e tipos de carapaça. Durante milênios, inúmeras dessas carapaças permanceram vazias ao longo das planícies do Rio Grande do Sul e da Argentina, provavelmente servindo de de abrigo para humanos primitivos da região, uma vez possuiam cerca 4 metros de comprimento por 1,5 de altura; tamanho digno de uma barraca. O gliptodonte surgiu no Pliocénico na América do Sul, migrando depois para Norte, quando o Istmo do Panamá uniu as Américas. Extingiu-se há aproximadamente 10.000 anos.

Mais fotos em: http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Glyptodon

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating