quarta-feira, 14 de novembro de 2007

6 das 8 espécies de urso em vias de extinção

De acordo com uma avaliação feita pela União de Conservação Mundial (IUCN), a maior rede de conservação internacional, seis das oito espécies de ursos são ameaçadas com extinção.

Apesar de esforços de conservação pelas autoridades chinesas, o panda gigante com uma população selvagem de menos que 2.500 animais maduros, é a única espécie considerada “em perigo" implicando "um risco muito alto de extinção no estado selvagem".

Este ano, aos ursos de sol, a espécie mais pequena de urso, foi dado um estatuto "Vulnerável", que significa um risco alto de extinção.

"Calculamos que esse ursos de sol decresceram por 30% nos passados 30 anos (três gerações de urso), e continuam a diminiur neste índice," disse Rob Steinmetz, co-pesidente do Grupo Especial IUCN, adicionando que ainda pouco é sabido sobre a biologia e a ecologia desta espécie.

As duas ameaças importantes a ursos de sol são a perda de seu habitat ea caça furtiva. Os animais são matados principalmente para suas bexigas de fel, usado em medicina chinesa, e as suas patas - uma delicadeza em muitos países asiáticos. Além de mais, eles freqüentemente são matados porque temem que atacarão as pessoas ou destruirão colheitas.

A lista de espécies vulneráveis também inclui ursos pretos asiáticos, ursos preguiça, ursos dos andes e ursos polares.

Ursos castanhos, comuns na Rússia, Canadá e Alasca são atribuídos o estatuto de "Menos Preocupação" estado, embora várias populações pequenas - em Europa do sul e Ásia - são protegidos sob leis locais.

Populações de ursos pretas americanas são seguras por todo do norte e América Central. A população de 900.000 animais excede mais que duas vezes o número de toda a outra espécie de ursos combinados.

Fonte: PRAVDA

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating