terça-feira, 16 de outubro de 2007

Tucanos deixam mata e adotam vida urbana

Comum em áreas de cerrado, planalto ou matas, os tucanos já podem ser vistos com freqüência na região de Campinas. Em Paulínia, no bairro Bom Retiro, uma única árvore no meio de uma plantação de cana transformou-se no lar de um casal que aproveitou um oco para fazer seu ninho. A proximidade, no entanto, não é salutar para as aves, que correm o risco de ser capturadas.

"Já desmontei laços e retirei frutas que foram colocadas na parte baixa da árvore como armadilha para capturar os pássaros", contou o técnico em eletricidade Claudinei Pereira dos Santos, que está construindo uma casa nas proximidades. "Fiquei encantado quando descobri o ninho com os tucanos. Mas temo que sejam capturados", acrescentou.

O padeiro Gilson José Oliveira, morador do bairro, disse que desmontou uma gaiola-armadilha perto da árvore. "Quando estou de folga, fico de olho para impedir que peguem as aves, mas tenho que trabalhar", contou, acrescentando que a captura dos pais pode representar a morte dos filhotes, antes ou logo após nascimento.

A captura de animais silvestres é crime ambiental, passível até mesmo de prisão. Mesmo a posse só é permitida se as aves forem adquiridas de criadores ou lojas autorizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que fiscaliza a comercialização. Mas, apesar da legislação rigorosa, a captura e contrabando das aves silvestres brasileiras continuam a todo vapor. Dados do Ibama indicam que o contrabando de aves só perde no Brasil para o tráfico de drogas.

Alheios aos riscos, os pássaros bicudos e coloridos fazem a alegria de muitos campineiros. A publicitária Carmem Figueira contou que numa única manhã avistou três tucanos voando pelo condomínio onde mora, na estrada que liga Campinas a Jaguariúna. Outro casal de tucanos encontrou abrigo em uma árvore nas proximidades da reitoria da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e voa com freqüência pelo local.

O professor de ciências biológicas da PUC-Campinas Jodir Pereira Silva diz que essa aproximação é resultado da fragmentação do habitat natural do pássaro. "Os tucanos têm uma alimentação versátil (frutas, insetos, pequenos mamíferos e ovos de outras aves), mas como não há corredores ecológicos ligando os remanescentes de matas, eles passam pelas áreas urbanizadas para atingir os fragmentos de mata."

O biólogo e analista ambiental da Divisão de Fauna do Ibama, Vincent Kurt Lo, disse que, com o processo de desmatamento, os tucanos-toco (de bico alaranjado), antes só encontrados nos cerrados, estão migrando para o Sudeste. "O processo de savanização de áreas de Mata Atlântica favorece essa migração."

Segundo ele, no início do século 20, quando metade da área do Estado era composta por Mata Atlântica, não se via o tucano-toco em São Paulo. "Hoje, eles estão quase chegando ao Litoral", afirmou. Lo disse que os tucanos são ariscos e evitam o contato com seres humanos. "Mas a fartura de alimentos das áreas urbanas facilita essa aproximação", completou.

O pesquisador disse que o tucano ainda não é uma espécie ameaçada de extinção. Entretanto, tem sido capturado e traficado para outros países. Isto tem como conseqüência a diminuição de sua população nas florestas.

Tucano aparece no oco do tronco em meio a uma plantação de cana

Os tucanos são aves da família Ramphastidae que vivem nas florestas da América Central e América do Sul, especialmente no Brasil, e têm mais 41 espécies diferentes. Sua principal característica é o bico grande e oco, firme, mas não pesado.

São espécies frugívoras (comem frutas), mas também se alimentam de insetos, pequenos mamíferos e ovos de outras aves. Têm pés zigodáctilos (dois dedos direcionados para frente e dois para trás), típicos de animais que trepam em árvores.

Esses pássaros são monogâmicos e territorialistas (vivem e se reproduzem em casal isolado) e não migratórios.

A fêmea e o macho trabalham no ninho, que é construído em ocos de árvores. A fêmea choca e o macho a alimenta. Fazem postura de três a quatro ovos, que têm período de incubação entre 16 e 20 dias. Os filhotes nascem cegos e ficam no ninho, sendo alimentados pelos
pais por sete semanas.

1 comentário:

natura.viva disse...

Olá,

Antes de mais parabéns pelo blog. Tive conhecimento deste através do "Blog dos bichos". Coloquei um post a divulgar o "Endangered Species" e utilizei o vosso logo (que acho muito bonito mesmo!) espero que não haja problema por isso.

É engraçado que acabei de colocar um post que de alguma forma se relaciona com esta temática... aves e vida urbana. Estejam à vontade para lá ir fazer uma visita :)

Boa sorte para o blog. Voltarei pois estas temáticas interessam-me bastante.

Dia feliz e até breve!

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating