sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Nasce no Congo filhote de gorila da montanha, ameaçado de extinção

Um gorila da montanha nasceu na terça-feira (21 do mês passado) no parque nacional de Virunga, no leste da República Democrática do Congo.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Filhote da família Munyaga é filho de Bilali, a única fêmea do grupo de gorilas da montanha
(Clica na imagem para ampliar)

O fato foi considerado um "acontecimento essencial" para a sobrevivência dessa espécie, após outros espécimes terem sido mortos recentemente, anunciou a Wildlifedirect, entidade defensora do ambiente.

"O nascimento desse macho, filho de Bilali [da família Munyaga], a única fêmea adulta do grupo, ocorreu depois do massacre de quatro gorilas da família Rugendo, em julho", afirma o comunicado da entidade.

A associação assinala que, posteriormente, foram encontrados os restos de uma fêmea, do grupo Rigendo, e se suspeita que seu filho também tenha morrido, o que elevaria o número de mortos a seis.

Desde o início do ano, sete gorilas morreram baleados em diversos incidentes no parque de Virunga, o mais antigo da África, situado ao nordeste do Congo, perto da fronteira com Uganda e Ruanda.

Só restam em liberdade cerca de 700 gorilas da montanha. Todos eles vivem nas áreas que cercam Ruanda, Uganda e o leste do Congo.
Fonte: Folha Online (Brasil)

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Emanuel! Ainda bem que nasceu mais um gorila, esperamos que continuem a haver vários nascimentos para não levar outra especie a extinção! Abraços,4amigos4ever!!!

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating