sexta-feira, 7 de setembro de 2007

China cede dois pandas para zoológico australiano

A China aceitou enviar dois ursos pandas para Austrália. O anúncio ocorreu durante encontro entre o Primeiro Ministro australiano John Howard e o presidente chinês Hu Jinyao durante a cúpula de cooperação econômica Ásia-Pacífico, informou a France Presse.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Wangwang, um dos pandas cedidos pelo governo chinês para zoológico da Austrália
(Clica na imagem para ampliar)

Wangwang, um panda macho de dois anos e Funi, uma fêmea de um ano, ficarão 10 anos no jardim zoológico de Adelaide como parte de um programa produzido para assegurar a sobrevivência dos ursos, informou Alexander Downer, ministro do Exterior da Austrália.

Os animais foram capturados na reserva natural de Wolong, em Sicchuan (China). Os pandas são uma das espécies que correm maior risco de extinção no mundo, cerca de 1.600 vivem soltos atualmente, a maioria está na província de Sichuan. Outros 160 são criados em cativeiro em todo o planeta.

Em 1984, a China criou um sistema para empréstimos a zoológicos que pretendam reproduzir novos casais da espécie.

Recentemente o país anunciou o nascimento de dois filhos da panda gigante Jinzhu, também na reserva da Província de Sichuan. O animal durante anos foi considerado um macho.

Em 2005, uma endoscopia demonstrou que Jinzhu era uma fêmea, com ovários, mas no lugar errado. Ela foi operada para corrigir o problema e, neste ano, pôde ficar grávida e ter as gêmeas.
Fonte: Folha Online (Brasil)

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Emanuel! É sempre bom quando os zoo cedem animais para outras reservas, isso pode ajudar, já que eles vão se relacionar com outros da mesma especie e reproduzirem-se. Abraços,4amigos4ever!

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating