quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Criado na Índia o projeto da "Arca de Noé" congelada

Assegurar a conservação de algumas espécies e evitar que a lista de animais extintos aumente é o objetivo da primeira "arca de Noé" congelada, criada na Índia para recolher embriões e células germinais de espécies ameaçadas de extinção e que até o momento já recolheu cerca de duas mil amostras biológicas.

O Laboratório para a Conservação das Espécies em Risco, inaugurado na zona meridional da Índia, em Hyderbad, faz parte de um projeto mais amplo que prevê também a construção de um zoológico.

"Após já termos perdido o guepardo asiático devemos trabalhar para salvar as outras espécies que estão lutando pela sobrevivência. Se nós conservarmos seus óvulos estaremos seguros de não os perder nunca", explicou o responsável pelo projeto, B.R. Sharma.

O laboratório já realizou com sucesso algumas operações de reprodução assistida de alguns animais como os cervos, e agora os especialistas planejam fazer o mesmo com tigres, cujo número na Ásia vem diminuindo progressivamente nos últimos anos. Não se exclui, no futuro, a possibilidade de clonar animais em risco de extinção.

Instituído com a colaboração da autoridade central do zoológico, o departamento florestal do estado de Andhara Pradesh e o centro de biologia celular e molecular, o Laboratório está trabalhando também para melhorar o patrimônio genético das espécies em cativeiro.
Fonte: UAI

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating