quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Chinês afirma ter filmado boto 'extinto'

Um boto nativo do rio chinês Yangtze, declarado extinto por uma equipe de cientistas no ano passado, pode ter sido visto novamente nadando em liberdade, o que traz de volta alguma esperança para a sobrevivência da espécie.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Foto de arquivo mostra um boto baiji saltando na água, em 2000
(Clica na imagem para ampliar)

Wang Ding, pesquisador do Instituto de Hidrobiologia da Academia Chinesa de Ciências, diz que um homem conseguiu ver e filmar o raríssimo boto baiji (Lipotes vexillifer) na província de Anhui, região central da China. A espécie habitou o Yangtze por milhões de anos, mas uma expedição de seis semanas realizada em dezembro passado não achou nenhum traço do animal na natureza, o que levou à declaração de extinção.

Wang diz que o animal filmado parece com um baiji e nada como o boto chinês. O bicho foi visto a cerca de 40 km da cidade de Tongling, uma área do rio que costumava ser muito freqüentada pela espécie supostamente desaparecida. Mas o cientista adverte que ainda não dá para ter certeza, uma vez que o vídeo foi feito a uma distância grande e não é muito claro. Uma equipe deve ir até o local no mês que vem para tentar chegar mais perto do boto.

August Pfluger, economista e naturalista suíço que ajudou a montar a expedição do ano passado, disse que o possível avistamento do baiji era "uma grande surpresa", e "uma notícia fantástica". Mas, mesmo que um ou mais baijis tenham sobrado, tanto Pfluger quanto Wang afirmam que a espécie ainda será considerada "funcionalmente extinta". Os sobreviventes teriam muita dificuldade de encontrar parceiros de acasalamento no enorme rio e estão ameaçados pelo tráfego fluvial, pelo excesso de pesca e pela degradação de seu habitat.


Se os espécimes forem mesmo encontrados, o plano deve ser capturá-los e tentar a reprodução da espécie em cativeiro. Nos anos 1980 havia cerca de 400 baijis no rio. Em 1997 só 13 animais foram avistados, e o último avistamento confirmado foi em 2004

Fonte: G1

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá,
Gostava de saber se queres fazer parceria com o meu blog. Já coloquei o link do teu blog lá no meu. Sem dúvida, este blog merece ser visitado.
Abraço

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating