sexta-feira, 9 de maio de 2008

Maior aquário do mundo prepara-se para receber golfinhos

Aparentemente, 30 milhões de litros de água e 80 mil animais não eram suficientes para o Georgia Aquarium, que já se define como o maior do mundo. A instituição não tinha golfinhos. Nesta semana, funcionários do aquário anunciaram planos para uma expansão avaliada em US$ 110 milhões, que aumentaria o aquário em seis milhões de litros, um espaço que seria usado principalmente para exibir golfinhos, shows de golfinho e algo que a instituição define como "encontros com golfinhos".

Georgia Aquarium
Georgia Aquarium

Mas a expansão da popular atração turística, que está aberta há apenas 18 meses, permitirá também que Atlanta cimente seu direito ao rótulo "maior aquário do mundo", uma forma de exibicionismo que tem considerável valor de marketing e que o aquário da cidade conquistou ao ser inaugurado em novembro de 2005, superando em tamanho o John G. Shedd Aquarium, de Chicago.

"Estamos tentando criar a próxima grande sensação", afirmou Barnard Marcus, fundador da cadeia de varejo Home Depot e o filantropo cuja visão e vastos recursos financeiros criaram o aquário, em comunicado. A nova ala deve ser inaugurada no começo de 2010.

O Shedd, em Chicago, agora se define como "o aquário do mundo", descrição que se refere à diversidade de seu acervo, disse Roger Germann Jr., porta-voz da instituição, que tem 19 milhões de litros de água para abrigar suas espécies.

E Germann também fez questão de acrescentar que personalidade vale mais do que tamanho. Não é verdade, disse Dave Santucci, porta-voz do Georgia Aquarium. "Nós descobrimos, em nossas conversas com as autoridades municipais de planejamento, que para elas é importante poder dizer aos turistas que a cidade conta com o maior aquário do mundo", afirma Santucci. "Pessoas já visitaram Atlanta especificamente porque tínhamos o maior aquário do mundo".

A nova ala pode também eclipsar o tamanho de um aquário que está em construção no imenso Dubai Mall, e se define como "o maior pavilhão fechado de mamíferos aquáticos do mundo". A inauguração do novo aquário está marcada para 2009 nos Emirados Árabes Unidos.

Santucci indicou que a alegação pode ser uma história de pescador. "Acho que eles construindo a maior vitrine de aquário do mundo", ele desdenhou.

Em entrevista coletiva na última terça-feira, Marcus se incomodou com a sugestão de que a expansão pode ter sido calculada de maneira a roubar o impacto de novos aquários dispostos a disputar no quesito tamanho. "Não se trata disso, de maneira alguma", ele afirmou, revelando a exasperação na voz. "Estamos tentando ser o melhor aquário do mundo".
Fonte: Terra (Brasil)

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating