domingo, 11 de maio de 2008

Elefantes comprometem colheitas de 2009 nos Dembos

O efeito benéfico conseguido com o fim da guerra em Angola, que se tem traduzido no reaparecimento de animais selvagens um pouco por todo o país, está a criar alguns conflitos com os pequenos agricultores. Estes vêem as suas colheitas serem trucidadas por grandes manadas de elefantes que, naturalmente, tudo destroem à sua passagem.

Elefantes

Neste momento, é nos Dembos que a situação é mais crítica, já que os elefantes têm utilizado esta zona como corredor nas suas deambulações entre o Uíje e o Kwanza-Norte, destruindo muitas das plantações de mandioca e banana.
As autoridades competentes estão naturalmente preocupadas com a situação, já que o tipo de agricultura desenvolvido nesta região é apenas de subsistência e, em alguns casos, com a destruição das colheitas as populações ficam sem qualquer tipo de alimento disponível. Esta situação tem tendência a piorar nos próximos anos, já que as populações de elefantes continuam a aumentar de forma acelerada.

Para tentar minorar os estragos e salvar o que ainda não foi destruído, as autoridades estão a pedir aos agricultores que usem sinetas e borracha queimada em redor das suas culturas esperando que, assim, os elefantes se afastem e procurem outros caminhos. Esta solução para assustar os animais é provisória, já que os elefantes em pouco tempo deixam de temer os barulhos e recomeçam a aproximar-se, voltando a fazer estragos e a invadir as hortas. Contudo, sem outras soluções de recurso, esta é a única esperança para as populações.
Fonte: Bicharada (Portugal/Brasil)

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating