domingo, 20 de abril de 2008

Tartaruga gigante descoberta no Vietname

A tartaruga gigante Rafetus swinhoe é de uma espécie muito rara, que se acreditava estar já extinta, escreve o jornal italiano Corriere della Sera . Até agora só eram conhecidos três exemplares vivos desta tartaruga de carapaça mole. Mas, depois de anos de pesquisa, um grupo de biólogos encontrou um quarto exemplar no Vietname.

Tartaruga-Gigante

Trata-se de uma enorme descoberta do ponto de vista científico, porque se pensava que esta espécie de tartaruga estava extinta na natureza. «Para proteger o animal não quisemos revelar o local exacto onde foi encontrado», disse um dos investigadores, Tim McCormack, que identificou e fotografou a tartaruga.

Os três anos de pesquisa foram financiados pelo Jardim Zoológico de Cleveland Metroparks, nos Estados Unidos. As outras duas tartarugas da espécie encontram-se bem protegidas em jardins zoológicos da China, enquanto a terceira vive no Lago Hoan Kiem, no centro de Hanói.

Depois de atingir a idade adulta, esta tartaruga pode medir cerca de um metro, pesar até 136 quilos, e viver em média 100 anos. Estes animais eram, em tempos, caçados pela sua carne. Para além disso, a poluição e a redução do seu habitat natural também contribuíram para um desaparecimento quase total. Esta espécie é alvo de uma série de lendas entre a população do Vietname, sendo também um dos símbolos da independência do país.

«A descoberta representa uma possibilidade de a lenda continuar a viver», explicou Doug Hendrie, coordenador do programa para as tartarugas asiáticas.

De acordo com as tradições locais, o aparecimento da tartaruga gigante do lago de Hanói só acontece em ocasiões especiais. A lenda desta tartaruga remete ao século XV. Conta-se que o imperador Le Loi caçou os invasores chineses da dinastia Ming, com a ajuda de uma espada mágica que encontrou numa destas tartarugas enquanto navegava no Lago Hoan Kiem. O animal teria depois escondido a espada no fundo do lado, para o caso de haver uma nova invasão.
Fonte: Portugal Diário (Portugal)

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado! E vou-te meter nos affiliados! =)

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating