sábado, 12 de abril de 2008

Russos apresentam monumento à primeira cadela astronauta da história

Laika tinha dois anos quando fez sua jornada rumo ao espaço, em 1957. Animal teve de ser sacrificado, pois não havia meio de retornar à Terra.

Estátua em homenagem à cadela Laika

As autoridades russas apresentaram nesta sexta-feira (11) uma estátua que homenageia uma das heroínas da conquista do espaço -- a cadela Laika. Ao "tripular" o satélite Sputnik-2, em 3 de novembro de 1957, ela se tornou o primeiro animal a atingir uma órbita ao redor da Terra.

O sucesso veio um mês depois do sucesso soviético com o Sputnik-1, que assombrou o mundo e fez os Estados Unidos se mobilizarem para a corrida espacial. Mas, naquela ocasião, ainda não haviam sido desenvolvidas tecnologias para o retorno seguro à Terra. Laika teve de ser sacrificada no espaço, depois de comprovar que animais poderiam sobreviver ao processo de decolagem e entrada em órbita.

A missão pavimentou o início das missões humanas tripuladas, começando pela de Yuri Gagarin, em 12 de abril de 1961. Por seu papel fundamental nesse processo, Laika agora recebe uma justa homenagem. O monumento está numa instalação militar russa em Moscou que serviu de base de preparação para o vôo da cadela cosmonauta.
Fonte: G1 (Brasil)

3 comentários:

sayrakidos disse...

mais um animal se sofreu nas maos do homem, servindo de teste para ideias absurdas dos cientistas.
plomenos fizeram-lhe uma estatua para nunca mais esqueserem esta pequena criatura.

AN7ONYO disse...

Estou sempre aberto a sugestões e até tenho um ranking para colaboradores!! Tudo o que possas contribuir é bom!! :)

Anónimo disse...

Ganda maluca a cadela. lol. Foi pena ter que a matarem, mas enfim...

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating