terça-feira, 8 de abril de 2008

Lince reaparece nos Alpes italianos após cem anos

Um lince foi visto nos Alpes italianos pela primeira vez em cem anos. As autoridades da região do sul do Tirol, na Itália, afirmam que o felino cruzou as montanhas a partir da Suíça e não é uma ameaça às criações e fazendas da área.



O animal recebeu um colar sinalizador depois de ter sido capturado na Suíça, em fevereiro de 2008. Na sexta-feira, as autoridades do sul do Tirol disseram que o lince visto na região caminhou pelo vale Pejo e parou na área de Deutschnonsberg.

Os linces foram aniquilados por caçadores e fazendeiros da região no início do século 20 e foram reintroduzidos na Suíça na década de 70. Linces são caçadores solitários que vivem em florestas de maiores altitudes e caçam mamíferos pequenos como raposas, cervos pequenos e lebres, além de peixes.


Protegidos

O Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês) afirma que existem cerca de cem linces na Suíça, principalmente em duas áreas: o noroeste dos Alpes e as Montanhas Jura, perto do Lago Genebra.

O porta-voz do WWF na Itália, Ricardo Nigro, disse que os linces "são totalmente protegidos na Itália". Mas Nigro acrescenta que animais carnívoros como ursos, linces e lobos podem correr riscos em alguns lugares porque as comunidades dos Alpes não tomam medidas preventivas, como cercas elétricas de baixa voltagem e cães farejadores, para proteger seus rebanhos.

Um programa do governo italiano para reintroduzir ursos aos Alpes não foi bem-sucedido porque um dos ursos, chamado Bruno, cruzou a fronteira com a Áustria e a Alemanha.

O urso caçou em fazendas locais e conseguiu driblar os caçadores da região da Bavária durante semanas até ser morto a tiros em junho de 2006.
Fonte: Terra (Brasil)

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating