terça-feira, 15 de abril de 2008

Austrália condena matança de 551 baleias pelo Japão

O governo da Austrália lamentou hoje a morte das 551 baleias caçadas por navios japoneses na Antártida e afirmou que continuará com seus esforços para evitar que isto aconteça.

Os ministros de Exteriores, Stephen Smith, e do Meio Ambiente, Peter Garrett, declararam através de comunicado que "a visão da Austrália continua sendo que não há nenhuma justificativa científica para a caça de baleias".

Em nota oficial os ministros acrescentaram que "o objetivo do governo (australiano) continua sendo o fim da caça às baleias por japoneses em águas do sul".

Os ministros destacaram que para conseguir a proibição manterão conversas bilaterais com o Japão e colocarão em discussão novamente o assunto na reunião da International Whaling Commission (Comissão Baleeira Internacional, em tradução livre) em Junho.

O comunicado também fala da satisfação do governo australiano pelo fato de o Japão não ter caçado baleias jubarte e baleias fin. A Polícia Federal australiana continua investigando os incidentes em que participaram os membros do grupo ecológico Sea Shepherd, que obstruíram o trabalho dos navios da frota baleeira e os obrigaram a suspender suas atividades durante um mês.
Baleia-Jubarte
Baleia Jubarte - "O comunicado também fala da satisfação do governo australiano pelo fato de o Japão não ter caçado baleias jubarte e baleias fin"

A Comissão ratificou a interrupção vigente desde 1986 contra a caça de baleias com fins comerciais, apesar das pressões japonesas para que se abra exceção para a pesca de pequena escala.
Fonte: Terra (Brasil)

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating