terça-feira, 18 de março de 2008

Cães considerados perigosos com nova lei

O Governo *(se assim se pode chamar)* Português está a preparar uma nova lei, que vai entrar em vigor em breve, e que vem limitar a importação, reprodução e mesmo a criação de cães de raças consideradas perigosas ou mesmo de animais destas raças que resultem do cruzamento com outras. As raças sobre as quais incide a legislação são: Pit bull, Rottweiler, Fila brasileiro, Dogue argentino, Staffordshire terrier americano, Staffordshire bull terrier e o Toza inu.

Depois de várias leis que saíram e nunca foram aplicadas, de leis que estavam previstas e nunca passaram disso, ou mesmo da total falta de fiscalização, que era óbvia, vem agora o Ministério da Agricultura tentar, por decreto, acabar com estas raças a curto prazo em Portugal.

É compreensível que se proteja, e se estabeleçam regras para proteger, pessoas e bens de cães que possam ser perigosos. O que não se entende é que, de um momento para o outro, se passe do oito para o oitenta, sem antes se ter tomado qualquer outra medida intermédia que viesse criar algum tipo de segurança e, acima de tudo, responsabilizar os donos, esses sim, em muitos casos, os verdadeiros culpados da agressividade dos seus cães. Uns, por incitarem a essa mesma agressividade; outros, por não terem aptidão física nem mental para educar este tipo de animais.

Esta nova lei, não só não vem resolver a situação como, pelo contrário, poderá vir a criar uma situação grave de abandono de cães destas raças, questão que entretanto já foi levantada por muitos especialistas.

As multas propostas para os infractores situam-se entre os 50 e os 45.000 euros, e ainda podem ser agravadas em 30%, em caso de reincidência.

Em Portugal estão registados cerca de 5500 cães de raças perigosas, mas existem muitos mais que não estão contabilizados devido a não terem registo. Muitos desses animais são, por vezes, usados como armas para intimidarem as vítimas em assaltos ou outro tipo de crimes graves.
Fonte: Bicharada

Aqui deixa-mos algumas fotos para melhor identificarem quais as raças que a lei incide:

Image Hosted by ImageShack.us
Pit Bull


Image Hosted by ImageShack.us
Rottweiler


Image Hosted by ImageShack.us
Fila Brasileiro


Image Hosted by ImageShack.us
Dogue Argentino


Image Hosted by ImageShack.us
Staffordshire Terrier Americano


Image Hosted by ImageShack.us
Staffordshire Bull Terrier
(musculoso ele.. :o Meu deus.. )


Image Hosted by ImageShack.us
Toza Inu

2 comentários:

Anónimo disse...

Oi tudo bem? A tua inscrição no concurso real 5 está concluída. Parabéns e boa sorte! =)

Anónimo disse...

eu acho esta lei um completo absurdo, os animais não tem a culpa dos donos que tem.
A culpa não é dos animais é sim dos donos.
E se acabarem com estas raças, arranjaram outras para se tornarem perigosas, e por este andar deixaram de haver caes.

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating