quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Lobo-Guará é resgatado no Sudoeste do Brasil

Image Hosted by ImageShack.us
Lobo-guará encontrado na Bahia deve ter vindo de Minas, acreditam biólogos do Cetas

Um lobo guará, animal típico do cerrado e que está em extinção, foi resgatado em Pedra Preta, distrito de Cândido Sales, a 595 km de Salvador, no sudoeste do Estado, nesta quarta-feira, 20 por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), numa operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O animal, cujo nome científico é Chrysocyon brachyurus, foi preso por populares e deixado amarrado no cômodo de uma casa em Lagoa Preta. De acordo com o chefe do Núcleo de Fauna do Ibama, Otacílio de Almeida, é a segunda apreensão de lobo guará feita no Estado. O primeiro foi há quatro meses (uns filhotes de quatro meses que veio a óbito), em Barreiras, oeste do estado.

Oliveira informou que o animal é raríssimo na Bahia. Ele diz acreditar que o lobo guará tenha vindo de Minas Gerais. “Do local de onde fizemos o resgate são cerca de 30 km para Minas. Ele pode ter vindo de lá. Em 35 anos de profissão, nunca vi um desse aqui”, disse. Ele acrescentou que serão feitos exames de sangue no animal para analisar o seu estado de saúde.

CUIDADOS – O lobo guará foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador, no sudoeste. Segundo disse a bióloga Lidiane Andrade Souza, o animal, que pesa entre 35 kg e 40 kg, está bastante debilitado e precisando de cuidados.

A bióloga informou que, ao chegar ao Cetas, o lobo guará tomou medicamentos para dor. “Ele está com a perna esquerda machucada”, disse. Segundo ela, o animal ficará um tempo no Cetas até que esteja em condições de ser solto. A soltura será feita pelo Ibama e o local não pode ser revelado.
Fonte: A Tarde Online (Brasil)

1 comentário:

Anónimo disse...

OI É A aNA pAULA QUERIA ME INFORMAR AQUANTO TEMPO O LOBO DUARÁ ESTÁ EXTINTO.

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating