domingo, 17 de fevereiro de 2008

Elefanta grávida gera polémica!

Chegou há pouco mais de dois anos da Tailândia a um jardim Zoológico na Austrália, no caso o Taronga Zoo de Sidney, numa leva de elefantes asiáticos que para ali foi levada precisamente com o intuito de procriar.

Image Hosted by ImageShack.us
Elefantes Asiáticos no Taronga Zoo

A jovem fêmea, de nome Thong Dee, tem apenas nove anos e é aí que começa a confusão. Segundo uma ONG local, as fêmeas de elefante só devem começar a procriar com mais de onze anos, porque até essa altura estão imaturas. Fazendo o paralelo com a espécie humana, esta fonte defende que a situação que agora surgiu é equivalente a uma menina que ficasse grávida por volta dos doze anos, o que seria considerado uma gravidez precoce. Agora, os responsáveis do zoo vieram a público informar da decisão de deixar Thong Dee engravidar, sustentada em alguns pareceres que pediram a especialistas em elefantes asiáticos e que parecem demonstrar quão certa está a sua decisão.

Mas se é verdade que a futura mãe conta apenas nove anos, o pai só tem sete, e o seu nome é Gung. Segundo os responsáveis do zoo, os membros deste par parecem ter sido criados um para o outro, e nisso só vê benefícios.
Thong Dee está grávida de cerca de 150 dias, dos 660 que, em média, dura a gestação de um elefante asiático. Se tudo decorrer dentro da normalidade e a gravidez for até ao fim, o filho de Thong Dee e Gung vai ser o primeiro animal desta espécie a nascer em território australiano. Do grupo que foi para a Austrália fazem ainda parte a matriarca do grupo, Pompit de 15 anos, Pak Boon de 14 e Tang Mo de 10. Curiosamente, foram logo os dois mais novos os primeiros a procriar!

Estes animais estavam algo mal tratados, principalmente mal nutridos, quando chegaram ao Taronga Zoo, ao abrigo de um programa de protecção e tentativa de multiplicação de animais desta espécie. Desta forma, espera-se que no futuro se possam trocar animais entre zoos, evitando assim os desaconselháveis problemas de consanguinidade. Antes de serem enviados para a Austrália, os cinco elefantes eram usados na Tailândia como animais de trabalho, daí o seu estado de saúde.

O Taronga Zoo é ainda conhecido internacionalmente pelas excelentes condições físicas que oferece aos animais que para ali vão e que parecem gostar do local, com resultados óbvios no número de nascimentos que ali ocorre. Todos os anos são inúmeros os animais órfãos ou a necessitar de cuidados de saúde que para ali são enviados para se restabelecerem, dada a excelência das condições humanas e técnicas do pessoal que ali trabalha. O zoo recebe cerca de um milhão e duzentos mil visitantes por ano, a quem são disponibilizadas todas as informações sobre os animais.
Fonte: Bicharada

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating