domingo, 20 de janeiro de 2008

Linces em Portugal no próximo ano

Image Hosted by ImageShack.us
Centro ficará pronto em Silves no início de 2009


A última vez que se viu um lince em Portugal foi em 1992, na serra da Malcata. Uma década mais tarde, a bióloga Margarida Santos-Reis, da Faculdade de Ciências de Lisboa, confirmou a sua presença na margem portuguesa do Guadiana, mas de forma indirecta: através da análise de ADN a excrementos. Depois, mais nada. Mas após anos de impasse quanto a uma estratégia ibérica para salvar a espécie da extinção, as coisas parecem estar finalmente a mudar.

Espanha iniciou um programa de reprodução em cativeiro em 2005, que está a dar bons frutos. E Portugal tomará o mesmo caminho no próximo ano, graças a um acordo firmado no ano passado entre os dois países. A construção do futuro centro nacional para reprodução de linces em cativeiro, em Silves, no Algarve, "foi adjudicada em Dezembro", disse ao DN a vice-presidente do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), Lurdes Carvalho. O centro ficará terminado daqui a um ano e começará a receber linces adultos para reprodução, cedidos por Espanha ao abrigo de um protocolo já firmado, "durante o próximo ano", adiantou a responsável.

Com capacidade para receber um total de 16 animais, o centro de reprodução de linces de Silves integrará a rede ibérica. Espanha dispõe já de dois, um em Doñana e outro em Jáenz, e prepara-se para abrir outros dois em Castella-La Mancha e Extremadura. Paralelamente, há projectos de recuperação das populações de coelho, principal presa do lince, dizimadas por doenças. Os felinos nascidos em cativeiro poderão começar a ser libertados entre cinco e dez anos após o início do programa de reprodução: entre 2015 e 2019, em Portugal. A Malcata, preparada nesse sentido, é um dos locais para isso.
Fonte: Diário de Notícias
Autora: Filomena Naves

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating