sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

GNR fiscaliza animais que vivem nos circos

Image Hosted by ImageShack.us

Meio milhar de militares do Serviço de Protecção da Natureza (SEPNA) da GNR iniciou ontem a operação Identidade Selvagem. Uma acção que até amanhã pretende fiscalizar se os animais que vivem nos circos montados em todos os distritos de Portugal estão dentro da legalidade.

Doze circos foram inspeccionados ontem junto aos centros urbanos de Lisboa e do Porto, mas nenhuma infracção foi detectada. "O balanço do primeiro dia da operação foi bastante positivo e só veio demonstrar que a campanha de sensibilização realizada nos últimos meses produziu os efeitos esperados", explicou Jorge Amado, responsável da SEPNA que coordena a fiscalização.

A operação começou ontem pelo circo Victor Hugo Cardinalli, junto ao Parque das Nações (Lisboa), e onde as equipas de Protecção da Natureza inspeccionaram os boletins sanitários de 19 felinos, quatro camelos, duas lamas, seis elefantes africanos além de vários cavalos. O empresário circense, Victor Hugo, facilitou às autoridades todos os documentos, bem como o acesso às instalações onde estão os animais.

O Chen, instalado junto à Gare do Oriente, foi o segundo circo que os militares inspeccionaram e onde encontram dois elefantes indianos (maiores do que os africanos), seis tigres, dromedários, cães, um hipopótamo fêmea, lamas e vários bovinos com diferentes origens, "todos legais" segundo as autoridades.

Segundo Jorge Amado, a operação Identidade Selvagem, tem também como objectivo fazer um inventariado de todos os animais que existem nos circos: "A conservação e preservação das espécies passa pela identificação e localização deste tipo de animais." E é por isso que, além de inspeccionarem os boletins, os militares fotografam e controlam os registos, as diferentes origens e tipo de animais, para "evitar o contrabando e negócio de espécies em vias de extinção", esclareceu o responsável.

Por enquanto, a fiscalização restringiu-se à detecção de ilegalidades nos registos dos animais. Mas Jorge Amado garante que no início do ano irá arrancar com uma segunda etapa da operação e que incidirá nas condições sanitárias dos circos.
Fonte: DN Online

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating