domingo, 16 de dezembro de 2007

China investiga casos de caça de ursos panda para venda da pele

Guardas florestais da província central chinesa de Sichuan e do município vizinho de Chongqing, habitat dos ursos panda, começaram a investigar possíveis casos de caça furtiva dos animais, um dos crimes ambientais mais graves de acordo com a lei da China, informou neste sábado a imprensa estatal.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Panda Gigante
(Clica na imagem para ampliar)

As investigações começaram após vários jornais afirmarem que um grupo de compra e venda ilegal de peles ofereceu generosas recompensas a habitantes de uma zona rural onde vivem os pandas, animais que estão em risco de extinção.

Um "misterioso grupo de compradores de peles" visitou a localidade de Baoxing e prometeu aos moradores até 500 mil iuanes (cerca de US$ 67 mil) por uma pele de panda, "oferta aceita por alguns dos camponeses", de acordo com uma revista.

Os habitantes do povoado, situado próximo à reserva natural de Yanan - onde vivem aproximadamente 300 ursos pandas -, ganham uma média de US$ 400 por ano.

O porta-voz da Administração Estatal Florestal, Cao Qingyao, afirmou que policiais estão investigando a veracidade das informações, mas também reconheceu que já foram detectados alguns casos de caça de ursos panda e comércio ilegal de produtos obtidos do animal.

Apenas cerca de 1.600 ursos pandas vivem na natureza, todos eles em regiões montanhosas do centro e do sudoeste da China.

Segundo o código penal chinês, o cidadão que matar um urso panda pode ser castigado com a pena de morte, mas, nos últimos anos, quase não houve notícias sobre o delito.

Além dos pandas em liberdade, dezenas destes animais vivem em reservas, onde os cientistas tentam encontrar uma forma de aumentar a fecundidade da espécie.
Fonte: Último Segundo

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating