domingo, 2 de dezembro de 2007

Centenas de golfinhos morrem na praia

Um acontecimento trágico, mas desconhecido, está a transformar as praias da Ilha da Boa Vista, no arquipélago de Cabo Verde, num autêntico cemitério de golfinhos.

Inesperadamente, o primeiro grupo, com aproximadamente 260 animais, arrojou nas areias da praia no passado Domingo, e apesar do empenho dos moradores e dos biólogos locais para fazer regressar os animais à água, o objectivo não foi atingido. Assim, às autoridades restou apenas enterrar rapidamente os animais entretanto falecidos, como medida de segurança para as populações, pois havia já algumas pessoas a levar os animais para as suas habitações, como alimento.

Dois dias depois, arrojaram à praia mais cerca de 70 animais. Alguns foram devolvidos ao mar, mas muitos acabaram por voltar, para morrer no mesmo local.

A grande preocupação das autoridades está na presença de um grupo de grandes dimensões, estima-se que possam ser 400 animais, que poderá começar a arrojar nas praias a qualquer momento, o que seria um acontecimento ainda mais dramático e levantaria muitas dificuldades do ponto de vista logístico.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Golfinho
(clica na imagem para ampliar)

Causas

Sempre que acontece uma destas mortandades com mamíferos marinhos, aponta-se o dedo às sofisticadas embarcações militares utilizadas pelos países mais desenvolvidos, principalmente aos submarinos, e aos seus poderosos sonares, que podem interferir com os sistemas de orientação dos golfinhos e baleias. E a verdade é que, na semana anterior a estes acontecimentos, esteve no arquipélago um submarino dos Estados Unidos, o USS Annapolis.

Mas podem ser outras as explicações para estes aparentes suicídios em massa. Por vezes, alguns animais doentes dirigem-se para as praias e o resto do grupo acaba por segui-los, não conseguindo ou não querendo depois regressar ao mar. Noutros casos, e por motivos ainda por explicar, parece que tanto golfinhos como baleias perdem o sentido de orientação e encalham nas praias. Qualquer que seja o motivo, é sempre um acontecimento dramático.

Outros casos

Não se sabe ao certo o que leva a estes trágicos acontecimentos, e em Cabo Verde não é a primeira vez que acontece. No ano de 2003, aconteceu por duas vezes, com pouco tempo de intervalo, uma vez na Ilha de Maio, e outra vez na Ilha de Santa Luzia. Em ambos os casos, foram mais de centena e meia de animais que arrojaram e que acabaram por morrer.

Também em outros locais e outros oceanos têm sido palco de tristes acontecimentos deste género, nomeadamente a Austrália, os Estados Unidos, a África do Sul e até o Mar Mediterrâneo. Até hoje, nunca foi possível explicar com exactidão como ocorrem estas mortandades.
Fonte: Bicharada

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating