sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Gorilas são os mais ameaçados de extinção

Com certeza já ouvis-te falar em dinossauros, o quanto eles eram grandes, bonitos e alguns até bem ferozes. Mas no nosso mundo não existe mais nenhum desses animais para contar a história. Eles ficam só na nossa imaginação. E o triste é saber que essa lista de animais que existirão só na nossa imaginação pode aumentar.

A cada ano a União Mundial para a Conservação (IUCN) lança um estudo sobre os animais ameaçados de extinção. O deste ano, publicado na última quarta-feira, dia 12, mostra que os mais ameaçados são os gorilas, os orangotangos e os corais.

Acção humana

Segundo a organização, o risco que os gorilas, orangotangos e corais correm é culpa da acção dos homens, que destroem o meio ambiente, caçam e poluem.

"A lista deste ano mostra que os esforços feitos até agora para proteger as espécies não são suficientes. O ritmo de perda de biodiversidade está aumentando e nós precisamos agir agora para reduzir e acabar com esta crise global de extinção", disse Julia Marton-Lefévre, directora geral da IUCN.

Risco

Os 10 mil cientistas da IUCN avaliaram 41.415 espécies de plantas e animais de todo o mundo. No Brasil há 725 espécies de animais mais ameaçadas. Os que correm mais perigo são duas espécies de peixe: o espadarte e os cações-viola. Segundo os pesquisadores, se a diminuição desses peixes continuar, eles deixarão de existir em 10 anos!

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating