sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Espanha tem mais uma população de linces

Uma nova população de linces ibéricos, cuja existência era até agora desconhecida, foi identificada em Espanha, na região de Castela e Leão, anunciou a WWF. Esta organização internacional para a conservação da natureza acredita que este será um factor de esperança renovada para o futuro da espécie emblemática da Península Ibérica, que é também uma das mais ameaçadas do mundo.

"Estamos muito entusiasmados", disse Luiz Suarez, o coordenador do programa de conservação das espécies da WWF em Espanha, a propósito da notícia, avisando, no entanto, que se está "ainda muito longe de salvar o lince ibérico da extinção".

Sabe-se muito pouco sobre esta nova população de linces. Apenas que parecem existir tanto adultos como crias nos seus efectivos, mas nem a localização exacta do seu território, nem o seu número foi divulgado pelas autoridades espanholas, que preferem manter para já a confidencialidade sobre os detalhes.

Para José Paulo Martins, especialista em conservação da Quercus, "esta é uma boa notícia", como afirmou ao DN. "Por um lado, a identificação de uma população de lince cuja existência se desconhecia mostra que ainda há habitats disponíveis e que esse, em particular, pode ser mais um local para futura intervenção, para a conservação da espécie", sublinhou José Paulo Martins.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Lince Ibérico
(Clica na imagem para ampliar)

Em Espanha eram até agora conhecidas duas populações de lince ibérico em estado selvagem, no Parque de Doñana e na serra Morena, totalizando ambas cerca de 200 efectivos. No ano passado, por exemplo, nasceram 44 crias de lince entre estas duas populações, mas no Parque de Doñana foram também contabilizadas várias mortes por atropelamento. Em Portugal, não se avista o lince ibérico há mais de uma década, embora um rastreio genético a dejectos encontrados em 2001, na região de Alqueva, feito pela equipa da bióloga Margarida Reis, da Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa, tenha permitido confirmar a presença (ou pelo menos a passagem) de um desses animais naquela região do Alentejo.

Para tentar salvar o lince da extinção, as autoridades espanholas e andaluzas lançaram há três anos um programa de reprodução de lince ibérico em cativeiro, que parece estar a dar bons frutos, com mais de uma dezena de crias já nascidas nesse âmbito. A descoberta da nova população selvagem poderá também acrescentar diversidade genética ao programa, o que seria mais um factor a contribuir para o seu sucesso.
Fonte: DN Online

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating