sábado, 8 de setembro de 2007

Degelo: Árctico pode perder dois terços dos ursos polares

O degelo causado pelas alterações climáticas no Árctico poderá provocar o desaparecimento de dois terços da população de ursos polares nos próximos 50 anos, informou hoje o Instituto Geológico dos Estados Unidos.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Urso Polar
(Clica na imagem para ampliar)

O aviso figura num estudo pedido em Dezembro passado pelo secretário do Interior, Dirk Kempthorne, para determinar se esses animais devem ser incluídos na lista de espécies ameaçadas de extinção.

A ameaça que atinge 16 mil ursos polares poderá tornar-se mais grave pelo facto de o degelo estar a ser mais rápido do que o calculado, especialmente nas costas setentrionais do Alasca e da Rússia, assinalaram os investigadores.

«Existe uma relação directa entre as mudanças no gelo marinho e o bem-estar dos ursos polares», afirmou em conferência de imprensa um dos cientistas participantes na investigação, explicando que, sem esse gelo, os ursos vêem-se obrigados a caçar em terra onde a sua destreza é muito menor.

Os ursos polares dependem das plataformas de gelo para caçar focas, que constituem o seu principal alimento.

O número dessas plataformas está a diminuir em todo o Árctico devido às alterações climáticas, assinala o documento, acrescentando que os cientistas do Instituto Geológico estimam que a meio deste século se tenham perdido 42 por cento do habitat dos ursos polares.

De acordo com o Centro norte-americano de Dados sobre a Neve e o gelo, as massas de gelo no Árctico atingiram o seu ponto mais baixo este ano e teme-se que continuem a diminuir no próximo mês.

Fonte: Diário Digital

3 comentários:

Anónimo disse...

koitadinhos =(

n acredito komo ainda pode aver pexoas a pluir sem medir as konsekuenxias.

Anónimo disse...

Olá Emanuel! Pois o degelo é um problema muito grave não só para os ursos que podem desapareçer, mas também para os seres humanos e toda a vida, já que os niveis das aguas dos oceanos e mares começaram a subir, e dai o inevitavel...Abraços,4amigos4ever!

BETYCAT disse...

Pois é... Este problema está a tornar-se cada vez mais grave e em breve afectará toda a humanidade. É urgente pôr um travão! Mas infelizmente ainda há quem pouco ligue às questões ambientais. É o Mundo em que vivemos (quem sabe durante quanto tempo mais...)

PS: Cheguei aqui precisamente através duma pesquisa sobre o degelo e os animais em perigo para um trabalho que estou a fazer com o meu filho sobre o tema. Felizmente, a escola dele tem como Projecto curricular este tema. Pelo menos estas crianças estão bastante sensibilizadas para o assunto. Esperemos que não seja tarde demais...

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating