quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Boto chinês está extinto, dizem cientistas

Um boto de água doce até então encontrado apenas na China agora "provavelmente está extinto", segundo uma equipe de cientistas que vasculhou seu habitat natural -- o rio Yangtze -- por seis semanas.

A espécie é conhecida como beiji (nome científico Lipotes vexillifer) e era a última remanescente da família dos Lipotidae.

À rede britânica BBC, Sam Turvey, da Sociedade Zoológica de Londres, declarou o achado como uma "tragédia chocante". "O boto do rio Yangtze era um animal incrível que se separou de todas as outras espécies cerca de 20 milhões de anos atrás", disse.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Boto Comum
(Clica na imagem para ampliar)

"Essa extinção representa o desaparecimento de um ramo completo da árvore evolutiva da vida e enfatiza que ainda precisamos assumir responsabilidade em nosso papel de guardiões do planeta."

Se confirmada, essa seria a primeira extinção de um grande vertebrado em cerca de 50 anos. Para os cientistas, a culpa pelo desaparecimento dos animais é 100% humana: pesca, construção de barragens e colisões com barcos seriam os principais vilões da história.

Os resultados foram publicados no periódico científico "Biology Letters".
Fonte: G1

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating