domingo, 29 de julho de 2007

Urso solto assuta pessoas em Washington

Um urso-negro que a polícia de Maryland tenta capturar há vários dias, vem sendo visto em vários jardins e quintais da periferia de Washington, desde o primeiro alerta e a população local vem recebendo o seguinte conselho: “se virem um urso em seu jardim, não se assustem, não se aproximem (...). Evitem olhá-lo nos olhos”.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Urso Negro
(Clica na imagem para ampliar)

Os ataques a humanos por parte de ursos-negros são muito raros. Nunca houve um caso deste tipo no estado de Maryland. Semana passada, um menino de 11 anos morreu, no entanto, vítima de um animal deste tipo no camping de um parque natural de Utah (oeste) e que foi logo abatido. Maryland conta com entre 500 e 600 ursos-negros que às vezes se aventuram em zonas urbanas. Eles são atraídos pelo odor do lixo ou dos alimentos deixados nos quintais das casas.

Com um tamanho médio que varia entre 1,30 e 1,80 metro, o animal é menor que seu parente, o urso-pardo. As fêmeas pesam aproximadamente de 60 a 70 quilos, enquanto os machos pesam entre 130 e 150 quilos. Na tarde de quarta-feira a polícia recebeu um primeiro alerta sobre a presença de um urso no quintal de uma casa de Rockville (Maryland, noreste). O telefonema foi seguido de outros dois. Os agentes florestais se dirigiram ao local, mas perderam de vista o animal, observado novamente na manhã de quinta-feira em Bethesda e, ao meio-dia, em Potomac - comunidades da periferia de Washington, segundo os serviços encarregados da proteção à fauna local.


Video de um Urso Negro, no Canadá, na Ilha de Vancouver, perto da cidade de Ucluelet (este video nao pertence à notica, é só para terem a ideia do que é um urso negro..)

Como são onívoros, os ursos-negros americanos se alimentam de frutas silvestres, raízes, assim como de peixe, carniça e insetos. Se houver comida suficiente disponível, eles podem comer até 20 quilos por dia. Antes da hibernação, chegam a engordar 2,5 quilos por dia.
Os ursos-negros são considerados solitários, vagueando por um território fixo. As fêmeas grávidas e os machos de regiões mais frias hibernam por um período de até sete meses.

Quando é atacado, o urso-negro distribui vigorosos golpes com as patas. No entanto, ele geralmente é um dos mais pacíficos entre os grandes ursos. Como é um escalador ágil, devido às garras afiadas, normalmente procura refúgio no alto das árvores. Somente as populações do leste dos Estados Unidos estão em perigo de extinção.
Fonte: CorreioWeb

1 comentário:

Anónimo disse...

Achei o seu post pelo link reverso do video do Youtube sobre o urso negro que eu filmei. Este é um filhote. No local estavam a mãe e mais um outro filhote, sendo que a mãe e o outro filhote estavam em baixo da árvore. Este filme foi possivel pois o urso (filhote) estava ao lado da estrada e conseguimos parar o carro perto e fikmar com calma. Em outras situações não conseguimos filmar, apenas fotografar, pois estavamos a pé e os ursos logo se afastaram. Passamos duas semanas em Vancouver Island e no Olimpic Park (do outro lado, já nos EUA) e fizemos muitas trilhas em locais remotos. Parece que a quantidade de ursos na região é grande, pois realizamos outros 3 avistamentos (8 ursos no total). Parabens pelo blog, muito interessante!

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating