domingo, 29 de julho de 2007

Peixes ameaçados de extinção são salvos e devolvidos ao mar

Quatro peixes que viviam em um criadouro de camarões em Tamandaré, litoral sul do estado, foram resgatados por biólogos. Eles são Meros, espécie em extinção, e depois de um longo tempo voltam a ter uma vida livre no mar.

Inicialmente, o cativeiro dos filhotes de Mero foi um viveiro de camarões. Eles foram sugados pelas bombas de irrigação junto com a água do mar, quando tinham poucos centímetros. Encontrados, eles foram transferidos para um centro de pesquisas do Ibama, em Tamandaré.

Lá, passaram a ser alimentados com peixes e crustáceos, até que atingissem o peso e o tamanho ideal estipulado pelos biólogos para soltura. O Mero, quando adulto, pode atingir até três metros, mais de 400 quilos e chegar aos 40 anos.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Peixe Mero, muito característico nas Regiões Autónomas de Portugal
(Clica na imagem para ampliar)

Um equipamento, preso à nadadeira do animal, irá facilitar o monitoramento do peixe no mar. Eles serão soltos a poucos metros da praia, em uma área rica em recifes de corais.

A espécie estava na lista de animais em extinção da União Internacional para Conservação da Natureza. No Brasil, uma lei foi aprovada para preservar o peixe. A venda e a pesca foram proibidas há cinco anos.

Porém, a pesca ilegal continua, e os filhotes que estão voltando ao mar agora podem não atingir a idade adulta. Para evitar isso, os pescadores da região estão participando de aulas de educação ambiental. Os biólogos estão conseguindo conscientizar a população de que o Mero é valioso vivo, pois podem até ser mostrados em excursões de turismo.
Fonte: Notícias 360º

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating