domingo, 29 de julho de 2007

Cachorro-Vinagre localizado no Brasil

Uma espécie que não era avistada há 22 anos no Pantanal de Mato Grosso do Sul foi fotografada nesta quarta-feira (25 de julho), no primeiro dia de operações do sistema de monitoramento com câmeras fotográficas da Embrapa Pantanal, na região da Nhecolândia. Quatro cachorros-vinagre foram identificados na fazenda Nhumirim, de propriedade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Guilherme Mourão, pesquisador da Embrapa, explicou que o cachorro-vinagre (cujo nome científico é Speothos venaticus) é o único canídeo neo-tropical que anda em matilhas. Seus hábitos e outros temas referentes à sua sobrevivência ainda são pouco conhecidos. O animal, de médio porte, dificilmente é capturado em armadilhas – o que nunca ocorreu na Embrapa Pantanal. O cachorro-vinagre está na lista brasileira de animais ameaçados de extinção.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Cachorro-Vinagre ou Cachorro do Mato
(Clica na imagem para ampliar)

A Embrapa Pantanal espalhou 12 câmeras em pontos estratégicos da área rural. Os equipamentos possuem um sistema que identifica movimentos para disparar automaticamente as câmeras digitais. “O aparelho tem um disparador com detector de movimento e, juntamente com a câmara, fica protegido dentro de uma caixa fechada. Normalmente os pesquisadores armam as câmeras em trilhas no interior das matas. Se um animal passar em frente, ela fotografa e registra a data e hora”, explicou o pesquisador da Embrapa Pantanal. O monitoramento faz parte da tese de doutorado de Rita Bianchi, aluna de Mourão no programa de pós-graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Fonte: Campo Grande News

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Emanuel! Como o prometido é devido aqui estamos nós para comentar o teu blog! O teu blog também está mt interessante, é bom saber que alguem se preocupa com os animais, deviamos nos preocupar todos, pois é graças aos seres humanos que muito dele estão em vias de extinção e outros já nem se qer existem! Parabéns pelo blog! 4amigos4ever!

Anónimo disse...

Ola maninho, o blog tá lindoo!
Tiveste uma ideia espectacular!
Beijinhos**

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating