domingo, 11 de maio de 2008

Tamar protege 900 mil tartarugas

O Projeto Tamar, que comemora 28 anos, divulgou nesta semana os dados do trabalho de proteção e pesquisa da temporada de reprodução das tartarugas marinhas, que foi de setembro de 2007 a abril. Aproximadamente 900 mil filhotes foram protegidos, totalizando nove milhões de filhotes devolvidos ao mar nas 28 temporadas de reprodução atendidas.

Image Hosted by ImageShack.us

Entretanto, nas ilhas oceânicas a temporada ainda não acabou, seguindo até junho próximo. Em dezembro as tartarugas marinhas da espécie verde, Chelonia mydas, iniciaram suas atividades reprodutivas nas bases do Tamar situadas em Trindade, Atol das Rocas e Fernando de Noronha e estima-se que serão protegidos aproximadamente 5,5 mil ninhos de tartarugas verdes.

As 16 bases de proteção às áreas de desova no continente monitoraram aproximadamente 620 km de praias espalhadas ao longo de cinco Estados brasileiros (Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte), onde se concentra a reprodução de tartarugas marinhas.

O esforço de marcação de tartarugas resultou na observação, até março, de 1.070 fêmeas em processo reprodutivo. Dessas, 732 foram encontradas pela primeira vez na praia e 338 já haviam sido abordadas anteriormente, em outras temporadas.

Foram mantidos cerca de 70% dos ninhos no local original de postura escolhido pela fêmea, estratégia de conservação considerada ideal para as desovas de tartarugas marinhas. O projeto atribui essa conquista à continuidade dos esforços de educação ambiental, envolvimento comunitário, disponibilidade de recursos e aprimoramento do monitoramento das praias.

Somente os ninhos que corriam riscos de predação humana ou animal, ação da maré, ou localizados em áreas urbanizadas foram transferidos para locais cercados de incubação, expostos a condições climáticas naturais, ou para trechos seguros de praia.
Fonte: Terra (Brasil)

1 comentário:

Anónimo disse...

Olah Girl

Passaste o Top 20 parabens !
Agora continua a jogar ...

tens uma nova promo para comentares com as tuas respostas mais certas !

http://boys-vs-girls.blogs.sapo.pt/8480.html

Diverte.te
Nini

P.S -Coloca o link do top 20 passei

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating