domingo, 11 de maio de 2008

Exército alimenta animais abandonados no Chile

O Chile sofre, neste momento, de uma catástrofe natural pouco habitual. O vulcão Chaitén, localizado no centro do país, que desde há cerca de 10.000 anos não entrava em erupção, acordou subitamente desse longo sono. O acontecimento fez com que as pessoas num raio de cinquenta quilómetros tivessem de abandonar de emergência os seus lares, tendo muitas delas sido mesmo retiradas à força pelas autoridades.



Devido à pressa com que foram evacuadas, e tendo de atender às prioridades – crianças, idosos e população em geral - para trás ficaram muitos animais. Estima-se que possam ser entre 600 e alguns milhares, dependendo de quem apresenta os números e de que animais considera, já que alguns contaram apenas com cavalos, gatos e cães, outros contaram também com outros animais, como galinhas, patos e perus. Sabendo-se que no local também existem algumas vacas e ovelhas espalhadas que ainda não foi possível contabilizar, é difícil saber exactamente quantos animais são, sabe-se apenas que são muitos e que estão privados de alimento e, principalmente, de água.

No entanto, cientes desta realidade, os militares chilenos da região deitaram mãos ao trabalho e estão a percorrer, quer a própria cidade de Chaitén, quer as pequenas aldeias e casas isoladas da região, alimentando esses animais enquanto não os conseguem remover para locais mais seguros. O destino final será, para os que os têm, serem entregues aos respectivos donos, mas muitos animais abandonados estão também a ser retirados. No entanto, alguns animais que estão mais próximos da zona da cratera nunca chegarão certamente a ser salvos.

É um trabalho deveras importante e que no caso de outras calamidades, como aconteceu aquando do Furacão Katrina, em Nova Orleans, passou muito mais tempo até se começar a pensar nos animais que ficaram isolados. Nesse sentido, no caso Chaitén, para além de algumas ONG´s locais que se mostraram disponíveis para participar nas operações de socorro a esses animais, também a actriz norte-americana Daryl Hannah, se dirigiu ao local para pressionar as autoridades a intensificar os esforços no sentido de retirar do local todos os animais que ainda seja possível salvar.
Fonte: Bicharada (Portugal/Brasil)

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating