terça-feira, 18 de setembro de 2007

Espécie Extinta da Semana - Lobo da Tasmânia

(Decidimos abrir esta pequena rúbrica, para voçês conhecerem espécies animais que tenham sido extintas.)

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Lobo-da-Tasmânia
(Clica na imagem para ampliar)

A Espécie Extinta desta semana é o Lobo da Tasmânia.

Descrição:
O Lobo-da-Tasmânia ou tigre-da-Tasmânia, também conhecido como Thylacine (Thylacinus cynocephalus) é um marsupial carnívoro da ordem Dasyuromorphia, extinto em 1936 que viveu na Tasmânia, próximo a Austrália.

Distribuição:
O lobo-da-Tasmânia estava distribuído pela Austrália e Tasmânia, onde eram predadores de topo de cadeia alimentar. Com a introdução do dingo há cerca de quatro mil anos, a sua população começou a diminuir devido à competição pelas presas e territórios.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Lobo-da-Tasmânia
(Clica na imagem para ampliar)

Dieta:
O Lobo-da-Tasmânia era exclusivamente carnívoro. O seu estômago era muscular com uma habilidade de distende para permitir que o animal coma quantidades grandes de alimento em uma vez, uma adaptação compensar provavelmente os períodos longos em que a caça era mal sucedida e alimento escassa.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Lobo-da-Tasmânia a roubar uma galinha para comer
(Clica na imagem para ampliar)

Extinção:
A intenção dos colonos de transformarem a Tasmânia em uma extensão da Inglaterra deu origem à criação de rebanhos de ovelhas. Isto, por sua vez, fez com que cães selvagens, que viviam naquele local antes dos colonos, atacassem as ovelhas. Porém os Lobos-da-Tasmânia não caçavam as ovelhas, mas eles foram dados como culpados pela caça delas, já que eram animais estranhos e considerados carniceiros. Assim os donos de rebanhos caçaram os Lobos-daTasmânia até à sua extinção, criadores de ovelhas como o próprio governo ofereciam uma boa recompensa em dinheiro pela sua captura e então ele foi caçado impiedosamente de 1840-1909, espécimes vivos apanhados em armadilhas eram logo comprados por zoológicos no exterior, animais mortos eram "trocados" por recompensas financiadas pelo governo e somando com o fato de a população de Tigres da Tasmânia ter sido reduzida por uma séria doença desconhecida que devastou grande parte da vida selvagem da Tasmânia há muitos anos. Por volta de 1914, mais de 2000 lobos da Tasmânia tinham sido massacrados e, a espécie continuou a diminuir em número até se extinguir. sem dúvida o homem foi o maior responsável por sua dizimação. O Tigre da Tasmânia foi considerado oficialmente extinto quando o último espécime morreu em 7 de Setembro de 1936, no zoológico de Hobart, Tasmânia.
Fonte das informações: Wikipedia

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating