sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Cerca de seis mil espécies existentes podem desaparecer nos próximos anos

A Associação Mundial de Zoos e Aquários advertiu hoje que entre um terço e metade das seis mil espécies de anfíbios no planeta podem desaparecer nos próximos anos, comparando esta extinção àquela que dizimou os dinossauros

«Esta é uma campanha muito importante», afirmou hoje Gordon McGregor Reid, presidente da Associação Mundial de Zoos e Aquários (WAZA, sigla em inglês), pelo que o organismo declarou 2008 como o «Ano Internacional da Rã».

Segundo a organização, que actualmente celebra o seu 62º congresso internacional em Budapeste, Hungria, a actual extinção das espécies de anfíbios «pode ser comparada à extinção que dizimou os dinossauros do planeta».

«Trata-se da extinção em massa mais relevante desde os dinossauros», frisou a WAZA.

Além das causas bem conhecidas, como a destruição do ambiente, a poluição do ar e outras actividades humanas, a infecção fungicida do parasita 'chytrid' pode «matar mais de 80 por cento dos anfíbios», segundo a associação.

Os especialistas da WAZA lembraram que os anfíbios como as rãs têm um papel importante na cadeia alimentar e que a pele de muitos destes animais contêm diferentes substâncias que podem ser utilizadas na luta contra o HIV/SIDA.

Jörg Junhold, membro alemão do conselho da WAZA, realçou que o problema «não é muito conhecido», explicando que «foi por isso que se redigiu uma petição dirigida aos parlamentos e políticos de todo o mundo», no sentido de pedir os fundos necessários para a sua protecção.

O documento enviado afirma que o desaparecimento das rãs é causado pela destruição do seu habitat, pela poluição e doenças, «bem como pelo facto das alterações climáticas aumentarem os efeitos dessas causas».

O também membro do conselho da organização Jeffrey P. Bonnerm explicou que parte da estratégia denominada de «custódia protectora» passa por decidir que nos zoos se criem condições necessárias «para a conservação e reprodução segura das rãs, que posteriormente poderiam ser reintroduzidas no seu habitat».
Fonte: SOL

Sem comentários:

Estado de Conservação dos Animais:

Estado de Conservação dos Animais
Clica na imagem para mais informações

Rating